Gaudium news > Grupo de trabalho colombiano apresentará metas para a paz no país

Grupo de trabalho colombiano apresentará metas para a paz no país

Bogotá (Quinta-feira, 22-04-2010, Gaudium Press) Fóruns, debates e encontros virtuais foram os meios através dos quais a Comissão de Conciliação Nacional (CNN) na Colômbia, conseguiu reunir a opinião de dezessete diferentes regiões do país. Em cada encontro foram dispostas várias mesas de trabalho, ao redor das quais se reuniram comunidades de múltilpas origens e representantes dos mais diversos setores da sociedade para debater sobre o tema de um Acordo Nacional para a Paz e a Reconciliação.

Agora, no próximo dia 28 de abril, a comissão e a Embaixada da Espanha apresentarão ante os cidadãos oito acordos mínimos para um Acordo Nacional pela Paz e a Reconciliação no país.

O evento, que terá lugar na Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), tem como objetivos “primeiro, apresentar diante da opinião pública a comunidade internacional e os candidatos à presidência 2010-2014, os mínimos de Paz e Reconciliação do Acordo Nacional e a metodologia de construção social que o fez possível”.

Segundo, “compartilhar as experiências exitosas de Acordos Sociais e políticos na Espanha, Peru e El Salvador e, por último, traças os eixos de seguimento e exigibilidade do Acordo Nacional e buscar o compromisso da comunidade internacional, a comunidade política e as organizações que contribuíram com a construção do Acordo Nacional”, comunicou a comissão.

Participaram da jornada na qual foram estabelecidos os oito pontos mínimos publicados pela CEC delegados provenientes de Barranquilla, Valledupar, Buga, Cali, Medellín, Villavicencio, Cúcuta, Bucaramanga, Ibagué, Bogotá, Montería, Armenia, Arauca, Pasto, Popayán, Mocoa e Tunja.

Os pontos acordados e apresentados são: 1.Política de Reconciliacção e de Paz que conduza à negociação; 2. Estado Social de Direito: democracia real e transparência no uso de recursos públicos; 3. Igualdade no acesso aos direitos para garantir uma vida digna; 4. Construção de um país a partir da diversidade regional; 5. Alternativas produtivas sustentáveis; 6. Educação com qualidade e cobertura para todos; 7. Participação cidadã na construção dos destinos coletivos e 8. Ampla transformação agrária
Texto original de Nathali J. Rátiva M.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas