Gaudium news > Arquidiocese de Curitiba acolhe nesta quinta-feira novo bispo auxiliar

Arquidiocese de Curitiba acolhe nesta quinta-feira novo bispo auxiliar

DOM-RAFAEL-005.jpg
Monsenhor Rafael Biemaski volta a Curitiba após 22 anos de atuação em Roma

Curitiba (Quarta-feira, 14-04-2010, Gaudium Press) A arquidiocese de Curitiba estará em festa amanhã para acolher o seu novo bispo auxiliar. Monsenhor Rafael Biemaski será ordenado bispo auxiliar da arquidiocese paranaense em uma cerimônia realizada na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, marcada para as 19 horas.

Além da participação de vários sacerdotes e da comunidade em geral, a celebração contará com a presença de Dom Geraldo Majella, arcebispo de São Salvador e primaz do Brasil, de Dom Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano de Curitiba, e de Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba, que serão os bispos ordenantes.

O bispo eleito volta para sua cidade de origem após 22 anos de atuação em Roma, onde trabalhou na chefia de seção da Congregação para os Bispos, no Vaticano. Ele ficou seis anos e meio estudando na Universidade Gregoriana e depois mais 15 anos no serviço da Santa Sé, primeiramente com o Papa João Paulo II e nos últimos cinco anos com o Papa Bento XVI.

“Esta experiência em Roma, sobretudo no meu trabalho de nomeação dos bispos, me permitiu ter uma visão de todas as dioceses, suas problemáticas, atuação pastoral e desafios da Igreja no Brasil, o que pode ser muito enriquecedor para a formação dos religiosos e no protagonismo dos leigos na Ação Evangelizadora”, afirma o monsenhor.

Segundo o novo bispo, seu trabalho de auxiliar será o de cooperar com o governo do arcebispo Dom Moacyr, apoiando-o e servindo-o. Ele destacou que suas atividades e seus cuidados ficarão especialmente voltados para a Área Centro, onde irá acompanhar a organização pastoral, realizar crismas e, principalmente, atender aos sacerdotes para que possam continuar realizando um bom ministério.

De acordo com a assessoria de imprensa da arquidiocese, mesmo com dois bispos auxiliares, Dom Dirceu Vegini e Dom João Carlos Seneme, a nomeação de mais um bispo auxiliar para Curitiba era há muito tempo esperada. A partir de agora o atendimento às comunidades e pastorais deverá ser facilitado, uma vez que haverá partilha na execução das atividades.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas