Gaudium news > Arquidiocese de Florianópolis realiza a 224ª Procissão do Senhor Jesus dos Passos

Arquidiocese de Florianópolis realiza a 224ª Procissão do Senhor Jesus dos Passos

procisso do Sr dos Passos.jpg
Evento recebe a participação de centenas de fiéis

Florianópolis (Sábado, 06-03-2010, Gaudium Press) A arquidiocese de Florianópolis (SC), através da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, promoverá nos dias 20 e 21 de março a edição de número 224 da Procissão do Senhor dos Passos. As comemorações terão início no dia 14, com a investidura dos novos irmãos e irmãs, e seguirão até o dia 22, quando acontecerá a missa de ação de graças.

De acordo com a assessoria de comunicação arquidiocesana, essa procissão é uma das mais tradicionais manifestações religiosas do estado de Santa Catarina e recentemente a comissão organizadora do evento vem trabalhando mais na participação dos jovens nessa comemoração.

Durante todas as atividades, serão realizados dois momentos de maior destaque e importância: a procissão de translado da Imagem do Senhor dos Passos e da Imagem de Nossa Senhora das Dores para a Catedral; e a Procissão do Encontro, que culmina na frente da Catedral.

Segundo os organizadores do evento, a procissão do Senhor Jesus dos Passos representa um momento de profunda religiosidade popular, particularmente visível nos símbolos e rituais da preparação e celebração. Saindo da Catedral Metropolitana de Florianópolis, as duas imagens fazem trajetos diferentes. O cortejo é aberto por um estandarte, chamado Guião, onde se lê a sigla SPQR (Senado de Todo o Povo Romano), e segue, então, restituindo os passos do Calvário, numa representação da “Via Crucis”.

Após o trajeto feito pelas duas procissões, deve-se salientar que ao chegarem à catedral haverá o “Encontro” das duas imagens: Nosso Senhor Jesus dos Passos – o Filho, e Nossa Senhora das Dores – a Mãe, de onde será proferido o “Sermão do Encontro”. Em seguida, já com as procissões unificadas, o cortejo seguirá em direção à Capela do Menino Deus, no Morro da Boa Vista, simbolizando o Monte Calvário.

História

Em Florianópolis, antiga Desterro, a devoção ao Senhor Jesus dos Passos começou a partir da chegada da imagem, talhada em madeira por Francisco Chagas, escultor baiano. Em 1764, uma embarcação levava a imagem para Rio Grande (RS), e após três tentativas frustradas de atravessar a Barra do Rio Grande, por causa das fortes tempestades, a nave atracou definitivamente em Desterro. A população interpretou que toda essa dificuldade era um sinal do céu. A partir de então, a imagem foi colocada na Capela Menino Deus e ali foi criada, posteriormente, a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas