Gaudium news > Diocese de São José dos Campos promove inédito curso de Libras

Diocese de São José dos Campos promove inédito curso de Libras

alfabeto-em-libras.jpg
A língua de sinais tem mais de 1.500 verbetes

São José dos Campos (Terça-feira, 02-03-2010, Gaudium Press) Por iniciativa e com um projeto da diocese de São José dos Campos, em São Paulo, a Faculdade de Teologia do Instituto de Teologia e Filosofia Santa Teresinha oferece, desde fevereiro deste ano, em sua grade curricular, o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), a linguagem dos surdos.

A língua de sinais tem mais de 1.500 verbetes, por isso, o curso terá uma carga horária de 60 horas, com aulas com uma hora e meia de duração, uma vez por semana. O curso é disciplina obrigatória e é voltado para seminaristas, religiosos e leigos.

Conforme a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), o curso de Libras tem por objetivo facilitar a comunicação dos estudantes com os surdos que frequentam as paróquias da região. Ação oportuna, já que, atualmente, segundo a conferência, existem cerca de 300 deficientes auditivos envolvidos em alguma atividade pastoral da diocese.

O diretor do Instituto de Teologia e Filosofia Santa Teresinha, Padre José Roberto Fortes Palau, afirma que as aulas de Libras são importantes instrumentos para a inclusão dos surdos na vida religiosa. Segundo o sacerdote, por exemplo, ao aprenderem a língua dos surdos, os padres podem conversar e ouvir suas confissões.

Além do curso, a diocese de São José, por meio de sua Caritas, disponibilizou no site: www.surdosonline.com.br, um dicionário digital de sinais cristãos, com mais de 300 verbetes, produzido pelo professor de Libras da Faculdade, Rogério Gonçalves dos Santos.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas