Gaudium news > Bento XVI destaca Transfiguração no primeiro Ângelus após fim dos exercícios espirituais

Bento XVI destaca Transfiguração no primeiro Ângelus após fim dos exercícios espirituais

Angelus-Papa-2.jpg
Fiéis devem meditar regularmente sobre o Evangelho, recomenda Papa, no Angelus

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 01-03-2010, Gaudium Press) “A Transfiguração nos recorda que as alegrias semeadas por Deus na vida não são pontos de chegada, mas são luzes que Ele nos concede na peregrinação terrena”, disse Bento XVI no primeiro Ângelus após a conclusão de seus exercícios espirituais pela Quaresma com a cúria romana. Em sua alocução que antecede a recitação da oração, o Santo Padre refletiu os trechos do Evangelho lidos no Domingo.

Neste segundo domingo do período quaresmal, o Papa discorreu sobre o episódio da Transfiguração, presente na liturgia do dia no Evangelho de São Lucas. “‘Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me! (Lc 9,23)’.

O Papa voltou a recomendar aos fiéis que meditem regularmente sobre o Evangelho no tempo da Quaresma e pediu aos pastores que neste Ano Sacerdotal “sejam realmente permeados pela Palavra de Deus, a conheçam profundamente e amem-na ao ponto que lhes dê vida e forme seu pensamento”.

Após a recitação do Ângelus, o Santo Padre manifestou em sua fala e saudações finais solidariedade com os cristãos em Mossul, no Iraque, por causa da violência e morte de alguns cidadãos, e com a gente atingida pelo terremoto no Chile.

Representantes e religiosos da Igreja iraquiana e de outras Igrejas do Oriente Médio encontraram-se esta manhã na Praça São Pedro para manifestar em favor dos cristãos perseguidos, antes da oração do Ângelus.

Dirigindo-se a eles, o Papa exortou também a comunidade internacional a esforçar-se em prol de um futuro de reconciliação e de justiça para os iraquianos, e invocou de Deus, Todo-Poderoso, o dom precioso da paz.

“Não deixem de ser fermento do bem para a pátria a quem, há séculos, pertencem plenamente!”, encorajou o Santo Padre os cristãos no Iraque. “Por sua vez, as autoridades civis devem garantir a segurança à população e, em particular, às minorias religiosas mais vulneráveis”.

Para a população chilena, atingida por um forte terremoto de 8,8 graus na escala Richter na madrugada do dia 27, o Papa pediu ajuda de todos e assegurou sua oração, proximidade e auxílio da parte das organizações eclesiais. Declarou ainda sentir-se próximo das pessoas atingidas pela grave calamidade e implorou a Deus que lhes alivie o sofrimento e os encoraje, neste momento tão adverso.

Bento XVI endereçou suas palavras aos chilenos em italiano e em espanhol:

“Como ya he dicho en italiano, me siento particularmente cercano a la querida población chilena afectada por un gran terremoto en su País. En un momento como éste, brota espontáneamente una plegaria al Señor por las víctimas y un mensaje de aliento a todos para superar esta gran prueba”.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas