Arquidiocese de Florianópolis comemora criação de Seminário Propedêutico
Dom Murilo criou no dia 1º de janeiro Seminário Propedêutico na Comarca de Camboriú (SC) |
Camboriú (Sábado, 20-02-2010, Gaudium Press) A arquidiocese de Florianópolis, por meio de seu arcebispo Dom Murilo Krieger, criiou, a partir do dia 1º de janeiro desse ano, na Comarca de Camboriú, o Seminário Propedêutico monsenhor Valentim Loch. Na última semana, uma celebração festiva marcou a abertura oficial das atividades acadêmicas no seminário.
A atividade festiva, em comemoração à criação do seminário, foi presidida por Dom Murilo e concelebrada por vários sacerdotes e diáconos da arquidiocese catarinense. Entre os participantes, estava presente também o Padre Josemar Silva, que assumiu a pouco tempo o cargo de reitor do Seminário.
A celebração foi acompanhada ainda por 48 seminaristas e os nove padres formadores das quatro casas de formação do clero arquidiocesano: Seminário Menor, Seminário Propedêutico, Seminário de Filosofia e Seminário de Teologia.
Seminário Propedêutico é um espaço de formação e preparação de jovens que terminaram o ensimo médio |
De acordo com Dom Murilo, o Seminário Propedêutico é um espaço de formação onde os jovens que terminaram o ensino médio são preparados durante um ano antes de entrar na Filosofia. Conforme o prelado, são as chamadas vocações adultas, período em que o jovem faz uma experiência comunitária, estudando o fundamental para estar bem preparado para os anos seguintes.
O arcebispo ressaltou que o nome do seminário foi escolhido em homenagem a monsenhor Valentim Loch, padre da arquidiocese, que dedicou os seus 60 anos de vida presbiteral à formação do clero. Segundo Dom Murilo, Padre Valentim foi responsável pela formação de quase todos os padres da arquidiocese de Florianópolis, tendo como principal preocupação capacitar líderes e equipes para crescer na comunhão eclesial.
Deixe seu comentário