Gaudium news > "Cenário complexo e dramático que existe no país revela um desafio comprometedor", afirma núncio apostólico no Haiti

"Cenário complexo e dramático que existe no país revela um desafio comprometedor", afirma núncio apostólico no Haiti

Porto Príncipe (Sábado, 30-01-2010, Gaudium Press) O núncio apostólico no Haiti, Dom Bernardito Auza, ao recordar a situação no país caribenho devastado pelo terremoto no dia 12 de janeiro, afirmou seu temor de que o mundo se esqueça novamente do país depois que os “refletores se apagarem” e disse que coordenar os socorros no cenário complexo e dramático é um desafio comprometedor e difícil. As informações são da Radio Vaticano e da agência Sir.

Para Dom Auza, dia após dia a situação no Haiti deve melhorar mas o cenário complexo e dramático que existe no país revela um desafio comprometedor. “Coordenar os socorros num cenário complexo e dramático como o do Haiti é um desafio comprometedor e difícil, mas alimentada pela certeza de que a situação melhora dia após dia”, afirmou.

O núncio ressaltou o papel da Cáritas como um ponto de referência “forte e inegável” para o auxílio no socorro das vítimas e assinalou que, já na proxima semana, as ajudas devem chegar a 200 mil pessoas.

O prelado também fez um apelo em prol da reconstrução da Catedral de Porto Príncipe, de igrejas, casas paroquiais, seminários, escolas e casas de formação e disse não esconder seu temor de que o mundo se esqueça do Haiti assim que os reletores se apagarem.

“A esperança é que a assistência internacional seja a longo prazo e somente uma estratégia de reconstrução semelhante ao Plano Marshall poderá fazer com que o Haiti saia do subdesenvolvimento e evite que o país se torne ainda mais pobre do que antes”, concluiu.

Segundo os últimos números divulgados, já foram contabilizados 170 mil vítimas e mais de 800 mil desabrigados. O presidente do país, René Preval, anunciou nos últimos dias que a capital será reconstruída em outra região do país.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas