Gaudium news > "Congresso será uma boa ocasião para que o laicato reflita sobre sua vida e missão enquanto membros da Igreja", diz arcebispo de São Paulo

"Congresso será uma boa ocasião para que o laicato reflita sobre sua vida e missão enquanto membros da Igreja", diz arcebispo de São Paulo

São Paulo (Quinta, 21-01-2010, Gaudium Press) O cardeal arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, destacou em seu artigo publicado na última terça-feira (19) no site da arquidiocese de São Paulo, a Festa de São Paulo Apóstolo e a abertura do 1º Congresso Arquidiocesano de Leigos a serem realizados no próximo domingo, dia 25 de janeiro.

Com relação ao Congresso, o arcebispo afirmou que foi preparado ao longo de 2009 e terá como objetivo suscitar um “grande envolvimento do laicato na reflexão sobre a vocação própria dos cristãos leigos e sua participação na vida e missão da Igreja”.

“O Congresso foi pensado como um processo envolvente, com várias etapas, devendo durar o ano de 2010 por inteiro. Com o tema, “Cristãos leigos, discípulos e missionários de Jesus Cristo na cidade de São Paulo”, e o lema, “Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13.14), o Congresso será uma boa ocasião para que o laicato, organizado ou não, reflita sobre sua vida e missão, enquanto membros da Igreja, e elabore projetos de ação”, assinalou.

Segundo Dom Odilo, como parte da conversão pastoral da Igreja também se faz necessária uma “nova consciência cristã e eclesial do laicato e expressões novas de sua participação na missão da Igreja, segundo a condição que lhes é própria”. O arcebispo ressalta que, para “sermos mais e mais” uma Igreja discípula e missonária de Cristo na cidade de São Paulo, é “preciso que os leigos se formem e se envolvam na conversão pastoral e missionária de nossa Igreja”.

Na primeira parte do Congresso, realizada no primeiro semestre, os leigos serão convidados a se envolver na proposta do congresso em âmbito local, nas paróquias, comunidades, pastorais, movimentos, associações e em novas comunidades.

De acordo com Dom Odilo, existem muitas organizações de leigos na “base” da Igreja, entretanto, há aqueles que não estão em nenhuma organização e que procuram viver como “bons cristãos” e estes, sendo a maioria, também serão convidados a se participar no Congresso.

Já a segunda etapa, de âmbito regional, será desenvolvida nos meses de junho a agosto na forma de oficinas temáticas com diversos temas, reunindo “leigos de competências profissionais, interesses e responsabilidades sociais e eclesiais afins: educação, família, saúde, justiça, política, responsabilidades sociais várias, comunicação etc”.

“Que os leigos se perguntem como podem ser discípulos missionários de Jesus Cristo de maneira nova e mais eficaz nos espaços da vida social e nas ocupações que mais lhes dizem respeito. Esta etapa culminará com um Congresso Regional propriamente dito no dia 28 de agosto”, ressaltou o arcebispo.

A terceira e última etapa será de âmbito arquidiocesano e terá como horizonte “a vida e a missão do laicato e de suas múltiplas organizações e iniciativas no conjunto da vida e da missão da Igreja em São Paulo”, em vista do tema: “Discípulos missionários na cidade de São Paulo”.

“São os leigos que estão em contato direto com as muitas realidades da cidade e lá devem introduzir o sal, o fermento e a luz do Evangelho”, assinalou.

Esta fase, segundo o cardeal, se encerra com um grande congraçamento de leigos no Ibirapuera, no Dia Nacional dos Leigos, 21 de novembro, Domingo de Cristo Rei. “Será o momento de colher os resultados do caminho feito ao longo do ano e de ver onde o laicato quer e pode se envolver na vida e na missão da Igreja e na cidade”.

Ao final do artigo, Dom Odilo convida todos os leigos e suas organizações a participar da Missa na Catedral da Sé, que será realizada no dia 25 de janeiro, onde também será celebrada a Festa de São Paulo Apóstolo, padroeiro da arquidicoese e da cidade.

“São Paulo será nosso mestre e nossa companhia no Congresso, assim como Frei Galvão, Madre Paulina, Padre Anchieta, Padre Mariano e tantos santos, leigos e zelosos pastores do povo de Deus em São Paulo, que intercedem por nós. Deus abençoe e guie nossa querida Arquidiocese! Nossa Senhora da Assunção interceda por nós e nos proteja!”, concluiu.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas