Gaudium news > Pastoral da Juventude debaterá a violência contra jovens no Fórum Social Mundial em Porto Alegre

Pastoral da Juventude debaterá a violência contra jovens no Fórum Social Mundial em Porto Alegre

Porto Alegre (Quarta, 20/01/2010, Gaudium Press) O Fórum Social Mundial volta a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, dez anos depois de sua primeira edição para redescobrir suas origens. O evento será realizado na última semana de janeiro, antecedendo o Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe.

Dentro da programação da cidade de Porto Alegre, a Pastoral da Juventude do Rio Grande do Sul, através de sua coordenadora Jaiane Kroth, destaca a Oficina da Campanha contra a violência e o extermínio da juventude, que se realizará no dia 28 de janeiro.

Durante a oficina serão realizadas apresentações teatrais, musicais e artísticas. Haverá debates e depoimentos de jovens e pessoas envolvidas com a temática da campanha e a construção de uma proposta de encaminhamentos, em formato de uma agenda de lutas.

O ponto alto do dia se dará com o momento chamado de “Roda de Conversa” que reunirá a Secretária Nacional dos Direitos Humanos, Carmem Oliveira; o pesquisador responsável pelo Observatório Juvenil do Vale, o Padre jesuíta Hilário Dick; o coordenador da campanha para ler, ver, ouvir e agir sobre mortes das crianças e adolescentes, Frans Van Kranen; e representantes da coordenação da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.

O encerramento das atividades da oficina culminará com uma caminhada até o Anfiteatro Pôr do Sol, onde acontecerá o Ato dos Presidentes. Além da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ato público contará ainda com a participação do presidente Fernando Lugo, do Paraguai, e o presidente eleito do Uruguai, José Mujica.

Para a coordenadora da Pastoral da Juventude do Rio Grande do Sul, o evento tem um significado importante para a juventude em geral. “Quando nos dispomos a construir outro mundo necessário e possível, é preciso também, refletir sobre as realidades de violência e morte a que nossa juventude é submetida”, destaca.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas