Gaudium news > "Todos os cristãos são chamados a testemunhar sua fé em Cristo", diz o Papa na audiência geral

"Todos os cristãos são chamados a testemunhar sua fé em Cristo", diz o Papa na audiência geral

Cidade do Vaticano (Quarta, 20-01-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI dedicou sua catequese da audiência geral desta quarta-feira, 20, a tradicional Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com o tema : “Vós sois testemunhas de tudo isto”. Reunido com cerca de 6 mil fiéis na Sala Paulo VI, no Vaticano, Bento XVI destacou a importância da comunhão entre os cristãos. O tema da Semana (no Brasil, é celebrada entre os dias 16 e 23 de maio) foi proposto pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos em acordo com a Comissão Fé e Constituição do Conselho Ecumênico das Igrejas.

“A Igreja Católica”, disse o Papa, “sobretudo desde o Concílio Vaticano, II tem criado relações fraternas com todas as Igrejas do Oriente e as Comunidades Eclesiais do Ocidente, mantendo com a maior parte delas diálogos teológicos bilaterais que levaram a encontrar convergências ou mesmo consensos em vários pontos, aprofundando assim os vínculos de comunhão. Peço a oração de todos pela consolidação destas relações fraternas que levem a um fiel e concorde testemunho de Cristo”.

Bento XVI recordou eventos significativos nas relações ecumênicas como a Conferência de Edimburgo, no século passado, e o 10º aniversário da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação.

Aos peregrinos de língua portuguesa, o Santo Padre dirigiu a seguinte saudação: “Amados peregrinos que, em português, professais a fé no único Senhor de todos os povos e línguas, as minhas cordiais saudações com votos de serdes obreiros da paz, cooperação e unidade no meio dos vossos familiares e conterrâneos, colaborando com todos os cristãos por amor de Cristo. O seu Nome vos una! Em seu Nome, o Papa abençoa!”

Durante a manhã, 15 minutos antes da audiência geral, Bento XVI benzeu, na Via delle Fondamenta, dentro do Vaticano, a estátua de Santa Rafaela Maria Porras y Ayllón, fundadora das Escravas do Sagrado Coração de Jesus. Santa Rafaela Maria Porras y Ayllón foi uma religiosa espanhola que foi canonizada por Paulo VI em 23 de janeiro de 1977.

Estiveram presentes na cerimônia os embaixadores junto à Santa Sé da Espanha e do Japão, a Superiora Geral da Congregação das Escravas, M. Mitsuyo Fukusawa, com suas conselheiras, as dezesseis provinciais e as superioras das comunidades na Itália, cerca de 50 familiares de Santa Rafaela, o prefeito e cidadãos de Pedro Abad, cidade natal da Santa.

A estátua é obra do escultou cordobês Marco Augusto Dueñas que a realizou junto aos Laboratórios Cervietti di Pietrasanta utilizando um bloco de mámore de Carrara de 60 toneladas; a composição mede 5,35 m. de altura e 2.50 de largura e representa a Santa com uma menina a seus pés como símbolo da obra educativa realizada pela religiosa.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas