Gaudium news > Catedral de Nossa Senhora do Monte Carmelo sofre novo atentado na Malásia

Catedral de Nossa Senhora do Monte Carmelo sofre novo atentado na Malásia

Malásia (Terça, 12-01-2010, Gaudium Press) A Catedral de Nossa Senhora do Monte Carmelo, localizada na cidade de Mindanao, na Malásia, que já tinha sofrido um atentado com bombas na véspera da noite do ano novo, foi novamente atacada ontem (11) pela manhã. Desde outubro do ano passado, este foi o terceiro atentado ocorrido nas proximidades da Catedral.

Uma bomba foi colocada em frente à igreja que explodiu por volta de 5h da manhã, exatamente na hora em que o Padre Jose Ante, um sacerdote missionário dos Oblatos de Maria Imaculada, preparava-se para celebrar a santa missa que teria início às 5h40.

O ataque de ontem não provocou vítimas pelo fato de que a explosão ocorreu por volta de uma hora antes da celebração da missa, momento em que a Igreja deveria estar repleta de fiéis. A agência de notícias Ásia News informou que a Catedral teve sérios danos materiais e que todos os seus vitrais foram danificados.

A polícia aumentou as medidas de segurança ao redor da igreja e as autoridades eclesiásticas determinaram o fechamento do edifício, suspendendo provisoriamente suas atividades.

O bispo filipino de Sul, Dom Angelito Lampon, disse desconhecer as razões do ataque, mas foi enfático ao afirmar que “este evento não vai impedir a continuação da missão da Igreja em Johor”.

Já o delegado apostólico na Malásia, Cingapura e Brunei, Dom Salvatore Pennacchio, que participa da atual Assembleia da Conferência Episcopal da Malásia, Cingapura e Brunei, iniciada ontem em Johor (cidade da Malásia), disse estar preocupado com a situação criada com os ataques a igrejas e edifícios cristãos.

Para o delegado apostólico, é urgente o trabalho pela harmonia social “cancelando os conflitos que certos grupos fundamentalistas querem acender na nação”.

A polícia da Malásia acusa como responsável pelos ataques os rebeldes islâmicos do grupo extremistas Abu Sayyaf ligados a Al-Qaeda. Segundo as autoridades, o grupo pretende manter um clima de tensão entre a população.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas