Gaudium news > Papa transmite condolências pelo falecimento de arcebispo emérito de Tóquio

Papa transmite condolências pelo falecimento de arcebispo emérito de Tóquio

Cidade do Vaticano (Quarta, 30-12-2009, Gaudium Press) Compromisso infalível com a propagação do Evangelho no Japão, trabalho para a promoção da justiça e da paz e incansáveis esforços em favor da causa dos refugiados “com gratidão”, escreveu o Santo Padre em telegrama de condolências enviado pelo falecimento do arcebispo emérito de Tóquio, cardeal Peter Seiichi Shirayanagi.

A mensagem de condolências foi enviada pelo pontífice, hoje, ao atual arcebispo da capital japonesa, Peter Takeo Okada. O Papa assegurou em sua oração que “Deus, pai da Misericórdia, deverá recompensar o grande cardeal Shirayanagi pelos seus trabalhos e certamente receberá muito bem sua nobre alma através da luz e paz do céu”.

O cardeal faleceu, hoje, às 6h45, horário local de Tóquio. O funeral está marcado para o dia 5 de janeiro.

Biografia
O arcebispo emérito de Tóquio nasceu em 17 de junho de 1928 na região de Hachioji, em Tóquio. Em 1954, foi ordenado padre na Catedral Católica de Kanda. Seis anos mais tarde, doutorou-se em lei canônica pela Pontifícia Universidade Urbana, em Roma.

Em maio de 1966, Shirayanagi foi ordenado bispo de Atenia e bispo auxiliar de Tóquio. Três anos depois foi nomeado arcebispo de Castro e arcebispo coadjutor de Tóquio, tornando-se, em 1970, arcebispo titular da capital japonesa, função que exerceu até 2000, quando aposentou-se. Antes, porém, em 1994, foi condecorado cardeal pelo Papa João Paulo II com o título de S. Emerenziana a Tor Fiorenza.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas