Arcebispo do Rio de Janeiro celebra nesta quinta missa solene na Catedral de São Sebastião
Rio de Janeiro (Quinta, 31-12-2009, Gaudium Press) O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, celebra, hoje à tarde, missa solene na Catedral de São Sebastião. De lá, ele segue para o Santuário do Cristo Redentor, onde abençoará a cidade em plena virada do ano. E as bençãos por 2010 no Rio continuam. No primeiro dia do ano, no período da manhã, acontecerá a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz, também na Catedral.
Em seu último artigo, ‘Vida Nova’, Dom Orani pondera sobre a reflexão propiciada pela chegada de um novo ano. No texto, afirma que “nos últimos dias do ano civil, trocamos cumprimentos e desejos de feliz ano novo. Sempre é um momento de olhar para o caminho percorrido e descobrir que muito mais e melhor poderíamos ter feito”. Contudo, para ele, “é muito mais o olhar para o horizonte vasto que se abre diante de nós que nos motiva e desafia”.
“Como eu gostaria que essa motivação e esse desafio não fossem apenas por alguns dias e, depois, tudo retornasse aos mesmos comodismos de sempre”, continua o arcebispo. “Nossas melhores intenções logo morrem no cotidiano da vida e se perdem com as dificuldades e oportunidades que aparecem a cada momento de nossa existência”.
De acordo com o prelado, algumas pessoas acreditam em mágicas e superstições e pensam que alguns tipos de atividades ou de cores farão a diferença para que tudo corra melhor no ano que vai se iniciar. Contudo “aos poucos, percebem que isso é muito pouco para mudar a realidade e viver melhor o chamado a uma vocação de sinal de tempos novos para as pessoas hoje”, diz.
D. Orani conclui o texto, dizendo: “Acolhamos com alegria o início de um novo tempo e peçamos a Deus que nos ilumine para que realmente seja um tempo de fraternidade e de paz. E que aquilo de depender de nós seja uma resposta afirmativa ao Deus da Vida que nos conduz e que, presente no meio de nós, em Jesus Cristo, nosso Senhor, nos conduz para a reconstrução do homem e do mundo”.
Deixe seu comentário