Gaudium news > Cardeal arcebispo de São Paulo faz balanço da Igreja no ano de 2009

Cardeal arcebispo de São Paulo faz balanço da Igreja no ano de 2009

São Paulo (Quarta, 23-12-2009, Gaudium Press) O arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, reuniu a imprensa nesta quarta-feira para um balanço das atividades da arquidiocese de São Paulo no ano de 2009 e uma análise dos principais momentos da vida da Igreja neste ano que se encerra.

Segundo o cardeal, as viagens apostólicas do Papa Bento XVI – à África, Terra Santa e República Tcheca -,o Sínodo dos Bispos para a África, a publicação da encíclica Caritas in Veritate e a mensagem do Papa com propósito ambiental pelo dia Mundial da Paz estão entre os momentos mais grandiosos da Santa Igreja em 2009.

Sobre a mensagem, para Dom Odilo diz que a temática é muito atual, principalmente após a Conferência de Copenhague. “O texto do Papa é anterior à Conferência, mas é muito recente porque mostra a preocupação que devemos ter com o meio ambiente, não só para o presente, mas principalmente com as gerações futuras”, ressaltou.

No que tange ao âmbito eclesial, nacional e regional, Dom Odilo destacou a visita Ad Limina dos bispos paulistas ao Santo Padre em novembro. O cardeal fez também um balanço positivo das atividades da arquidiocese de São Paulo e ressaltou o fato de que o próximo ano deverá ser importante principalmente devido à realização do 1º Congresso Arquidiocesano do Leigo, que será lançado oficialmente no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, e culminará na festa de Cristo Rei, em novembro.

“Este evento é muito importante para a arquidiocese e vai aproximar ainda mais o leigo das atividades da igreja”, acredita.

Sobre a grande festa cristã que se aproxima, Dom Odilo explicou que o verdadeiro Natal precisa ser resgatado e disse que as famílias devem lembrar que, em primeiro lugar, esta data representa o nascimento do menino Jesus. “Claro que devemos trocar presentes, trocar cartões e mensagens de Natal, mas não devemos nos esquecer do verdadeiro significado, que é o nascimento de Jesus, filho único de Deus que veio para nos salvar”.

Dom Odilo concluiu sua entrevista expressando seus votos aos fiéis: “Eu quero desejar a todos um Feliz Natal, extensivo a toda a comunidade, e um ótimo 2010”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas