Gaudium news > Bento XVI irá enviar uma Carta Apostólica aos fiéis irlandeses

Bento XVI irá enviar uma Carta Apostólica aos fiéis irlandeses

Cidade do Vaticano (Sexta, 11-12-2009, Gaudium Press) “Após cuidadosa análise do relatório, o Santo Padre ficou profundamente abalado e comovido com o seu conteúdo”, informa comunicado de imprensa da Sala de Imprensa da Santa Sé, divulgado hoje, sobre a reunião do Papa com bispos do episcopado irlandês ocorrida na manhã desta sexta no Vaticano, que abordou o relatório “Murphy Commission Report” sobre abusos na Irlanda.

As conversas privadas duraram cerca de uma hora e meia e foram realizadas na biblioteca pessoal do Palácio Apostólico, informou o Vaticano. A Santa Sé foi representada na reunião pelo secretário de Estado cardeal Tarciso Bertone; por mons. Dominique Mamberti, secretário para as Relações com os Estados; por dom Fernando Filioni, substituto para os Assuntos Externos da secretaria de Estado; e pelos cardeais: Joseph Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os Bispos; Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero; e Franc Rodé, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

A Igreja Católica Irlandesa, por sua vez, foi representada pelo cardeal Sean Brady, presidente da Conferência Episcopal do país, e pelo arcebispo de Dublin, dom Diarmuid Martin.

Segundo o comunicado do Vaticano, o Papa expressa “seu profundo lamento pelas ações de alguns membros do clero que traíram suas promessas solenes a Deus, bem como a confiança depositada neles pelas vítimas e suas famílias, e pela sociedade como um todo”. O pontífice também “compartilha da indignação, da traição e da vergonha sentidas por tantos fiéis na Irlanda, e está unido com eles em oração neste difícil momento na vida da Igreja”.

Ainda segundo o comunicado, e confirmado pelo padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, Bento XVI esteve pessoalmente envolvido na análise do “Relatório da Arquidiocese Católica de Dublin”. O comunicado informa ainda que a reunião de hoje foi sua “resposta” para o conteúdo do documento e ressalta que o Papa irá escrever uma Carta Apostólica para os fiéis irlandeses, “na qual apresentará também claras iniciativas que deverão ser tomadas em resposta à situação”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas