Gaudium news > Festa da Sagrada Família começa no próximo dia 27 na Espanha

Festa da Sagrada Família começa no próximo dia 27 na Espanha

Madri (Sábado, 05-12-2009, Gaudium Press) No dia 27 de dezembro, último domingo do ano, será realizado na Praça de Lima, em Madri, uma grande concentração católica por ocasião da Festa da Sagrada Família, convocada sob o lema “O futuro da Europa passa pela família”, frase pronunciada por João Paulo II na mesma praça madrilenha em 1982. O Papa Bento XVI dirigirá uma mensagem aos católicos reunidos na capital espanhola e, em seguida, será celebrada uma eucaristia.

Na edição desse ano, a já tradicional missa terá uma “dimensão europeia” ao contar com a participação de mais de 15 mil católicos da França, Itália, Polônia e Portugal. Também vão participar cardeais da França, Hungria, Alemanha, bem como o presidente do Pontifício Conselho para a Família, dom Ennio Antonelli, do Pontifício Conselho “Cor Unum”, dom Paul Josef Cordes, e o presidente do Pontifício Conselho para os Laicos, dom Stanislaw Rylko.

Pelo terceiro ano consecutivo, os madrilenhos são convidados a celebrar, ao ar livre, a missa da Festa da Sagrada Família, que teve em sua primeira edição (2007) a participação dos cardeais de Madri, Valência e Toledo e 36 bispos espanhóis. Como nos anos dois anteriores, participarão membros da Ação Católica, da Opus Dei, da Comunhão e Libertação, do Caminho Neocatecumental e Focolares.

A medida foi anunciada pelo fundador do Caminho Neocatecumental, Kiko Arguello, durante uma coletiva de imprensa na capital espanhola esta semana. Ele disse que a assembleia não tem motivação política e que se trata de “manifestar publicamente a fé” e fazer um “forte apelo para uma nova evangelização na Europa”, já que, segundo ele, em muitos países cujo catolicismo se encontra em “crise”.

Entre os presentes à coletiva estavam o cardeal arcebispo de Bogotá, dom Pedro Ribiano Sáenz, o cardeal arcebispo de Santo Domingo, na República Dominicana, e primaz da América, dom Nicolás de Jesús López Rodríguez, além de todos os membros da Conferência Episcopal da Bolívia, 38 bispos da Colômbia, 27 da Venezuela e outros do Panamá, Costa Rica, El Salvador e Brasil.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas