Gaudium news > Arquidiocese de Florianópolis realiza festa por Nossa Senhora da Boa Viagem

Arquidiocese de Florianópolis realiza festa por Nossa Senhora da Boa Viagem

Florianópolis (Sexta, 04-12-2009, Gaudium Press) A Paróquia da Igreja Matriz da cidade de Florianópolis promoverá nesse final de semana a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem. As comemorações têm início hoje (04) e seguem no sábado e no domingo, dias 5 e 6 de dezembro.

Segundo os organizadores, a festa pretende reavivar a fé e a devoção popular a Nossa Senhora da Boa Viagem entre os fiéis da capital catarinense e integrar as comunidades pastorais, movimentos e associações da paróquia. Também é uma forma de resgatar a cultura açoriana, através da gastronomia e do folclore, e levantar recursos financeiros para a manutenção da paróquia e de seu setor de ação social.

A história da paróquia teve início em 1902, quando dom José de Camargo Barros, na época bispo diocesano de Curitiba, atendendo ao Pe. Francisco Topp, vigário da Paróquia Santíssima Trindade, concedeu a licença para que na área conhecida como Saco dos Limões “se pudesse erigir e fundar uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Boa Viagem”.

A atual matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem no Saco dos Limões teve sua construção iniciada em 26 de março de 1960, sendo que a primeira missa foi realizada no dia 28 de outubro de 1962. No mesmo ano, em 4 de novembro, foi realizada a primeira festa de Nossa Senhora da Boa Viagem.

A inauguração da matriz aconteceu no dia 08 de setembro de 1963. Três anos depois, no dia 13 de junho de 1966, era assinado o decreto da criação da paróquia pelo Pe. Afonso Niehues, então administrador apostólico da arquidiocese.

Nesta sexta-feira será realizada uma missa, seguida de apresentações culturais. Merece destaque uma procissão marítima, neste sábado, e a celebração eucarística comemorativa, no domingo, na própria matriz Nossa Senhora da Boa Viagem.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas