Gaudium news > Vaticano anuncia mudanças em dicastérios culturais

Vaticano anuncia mudanças em dicastérios culturais

Cidade do Vaticano (Quinta, 03-12-2009, Gaudium Press) Nesta quinta-feira, o Vaticano anunciou mudanças em dois importantes dicastérios culturais. Francês, Pe. Bernard Ardura O. Praem, até agora secretário do Pontifício Conselho para a Cultura, foi nomeado presidente do Pontifício Comitato de Ciências Históricas. Com isso, assume em seu lugar o sacerdote de Benin, padre Barthélemy Adoukonou. A nomeação de Adoukonou pelo Papa foi anunciada hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé em comunicado oficial.

O Pontifício Comitato de Ciências Históricas, para onde foi designado Pe. Ardura, foi criado em 7 de abril de 1954 pelo Papa Pio XII. Sua função é promover diversos congressos, simpósios e encontros de estudo. Faz parte também do desenvolvimento do estudo de disciplinas humanísticas, em particular das línguas clássicas, latim e grego.

Biografia

Padre Barthélemy Adoukonou, do clero de Aborney, em Benin, é secretário geral da Conferência Episcopal Regional da África do Oeste Francófono (CERAO, na sigla em francês) e também da Associação das Conferências Episcopais Anglófonas da África Ocidental (AECAWA, na sigla em inglês), além de consultor do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Nasceu em 24 de agosto de 1924 em Aborney. Foi encardinado na mesma diocese, onde foi ordenado sacerdote no dia 16 de dezembro de 1966. De 1971 a 1977 estudou Sociologia Religiosa em Paris; Teologia na Universidade de Ratisbonne, onde obteve seu doutorado. De 1984 a 1988 trabalhou na sua tese em Letras e Ciências Humanas na Universidade de Sorbonne, em Paris.

Foi, entre outras coisas, professor no Seminário Menor Santa Giovanna d’Are de Ouidah; capelão e professor no Colégio P. Aufiais, de Cotonou; vigário na paróquia San Francesco d’Assisi, de Bohicon; reitor do Seminário Menor San Paolo de Djimé; professor missionário na Universidade da África Ocidental; e reitor do Seminário Propedêutico de Benin, em Porto Novo.

Padre Adoukonou, que fala francês, italiano e alemão, foi também membro da Comissão Teológica Internacional.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas