Gaudium news > Arquidiocese de Curitiba realiza Campanha “Natal com Jesus é Natal”

Arquidiocese de Curitiba realiza Campanha “Natal com Jesus é Natal”

Curitiba (Quinta, 03-12-2009, Gaudium Press) A arquidiocese de Curitiba quer envolver todas as dioceses, paróquias e comunidades na participação da Campanha Natal com Jesus é Natal, que este ano tem como lema “Uma jovem disse sim à vida”. Diante da emergência de um olhar mais atento às necessidades da juventude, a Igreja de Curitiba tomou a iniciativa de intensificar a reflexão sobre este assunto e também fazer comunhão com os jovens que celebraram o Dia Nacional da Juventude, em 24 de outubro, com o tema “Juventude em marcha contra a violência”.

A Campanha deste ano também tem o diferencial de estar unida à Campanha para a Evangelização, promovida todos os anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e que tem como objetivo despertar nos cristãos católicos a responsabilidade diante da missão evangelizadora.

“Refletindo sobre a Festa do Natal, descobrimos em Maria uma resposta. Deus confiou nela mpara que, dizendo sim ao seu plano de amor, gerasse o Salvador da humanidade. Para que os jovens possam viver, superando as realidades de morte a que são submetidos, eles precisam que confiemos neles,” afirma o padre Roberto Nentwig, coordenador da
Campanha para a Evangelização.

De acordo com ele, “é preciso que todos conheçam e apóiem os grupos de jovens e movimentos juvenis das comunidades, colaborando para que eles deixem de ser vítimas da violência e da exclusão social e familiar”.

Já o padre Alexsander Cordeiro, coordenador da Equipe Permanente de Campanhas e também da Comissão Juventude, lembra que Maria precisou ser amparada pelos adultos que a rodeavam ao dizer seu sim. “Joaquim e Ana, seus pais, e José, seu noivo, acreditaram nela. Se isto não tivesse acontecido a jovem Mãe do Senhor teria sido assassinada a pedradas em praça pública. Em nossos dias, milhares de jovens são assassinados todos os anos sem o apoio das famílias, da sociedade. Precisamos nos aproximar da juventude e entender suas dores,” conclui.

Segundo o religioso, a iniciativa da campanha apresenta algumas propostas de evangelização, tais como: fazer com que as famílias promovam o diálogo com os adolescentes e jovens, acolhendo-os como filhos e amando-os em suas características juvenis; incentivar a sociedade a criar condições de vida para a juventude, oferecendo espaços de lazer, educação e emprego e motivar a Igreja a abrir espaços para acolher os jovens, apoiando as diversas pastorais e movimentos juvenis.

Citando uma afirmação do Papa Bento XVII, Cordeiro conclui: “Sem o rosto jovem, a Igreja se apresentaria desfigurada”.

Histórico

A Campanha de Natal nasceu em 2006 para resgatar, na sociedade, os verdadeiros valores desta festa cristã. Inicialmente a Campanha teve como tema “Natal sem Jesus não é Natal”. A partir de 2007 foi alterado para “Natal com Jesus é Natal”, entendendo-se que a expressão afirmativa é mais forte. No ano passado a Campanha teve o mesmo tema, porém com a novidade do lema “Jesus é o sentido da vida”.

A ação motiva a promoção de ações de solidariedade, valorização do uso do presépio em diferentes locais e a utilização da imagem de Jesus nas decorações natalinas. Além disso, as 130 paróquias da Arquidiocese são postos de arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos. Todas as doações são destinadas às comunidades carentes.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas