Gaudium news > Advento dá ao tempo sentido de espera e preparação para o Eterno, diz Papa nas Primeiras Vésperas

Advento dá ao tempo sentido de espera e preparação para o Eterno, diz Papa nas Primeiras Vésperas

Cidade do Vaticano (Segunda, 30-11-2009, Gaudium Press) Com as Primeiras Vésperas, celebradas na Basílica de São Pedro, o Papa deu início na noite deste sábado a um novo Ano Litúrgico para a vida da Igreja e ao primeiro tempo deste novo Ano: o Advento.

Em sua alocução, o Santo Padre lembrou que a palavra advento vem do latim ‘adventus’ e significa ‘vinda’, mas também ‘presença’, ‘chegada’. “Os cristãos adotaram a palavra ‘advento’ para exprimir a sua relação com Jesus Cristo: Jesus é o Rei. Deus está aqui, não se retirou do mundo, não nos deixou sozinho. Ainda que não o possamos ver e tocar como acontece com a realidade sensível, Ele está aqui e vem visitar-nos de diversas formas”.

Advento também significa ‘visitação’, ‘visita’, diz Bento XVI. O Papa observou que “neste caso, se trata de uma visita de Deus: Ele entra na minha vida e quer voltar-se a mim. Todos dizemos ter, na existência cotidiana, pouco tempo para o Senhor e pouco tempo também para nós. Acabamos sendo absorvidos pelo “fazer””.

“O Advento nos convida a estimular e contemplar o Senhor presente”, prossegue o Papa. E esta certeza, diz, “deveria nos ajudar a ver o mundo com outros olhos”. “Porque é a esperança que marca o caminho da humanidade da vida eterna. O Advento é o tempo da presença e da espera pelo eterno”, explica, afirmando que com o Advento, a Igreja quer ensinar que se deve dar sentido ao tempo.

“Se o tempo não é preenchido por um presente dotado de sentido, a espera corre o risco de se tornar insuportável. Quando, porém, o tempo é dotado de sentido, e a todo o momento percebemos algo de específico e valoroso, então a alegria da espera torna o presente mais precioso”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas