Gaudium news > Peregrinação da relíquia de Santa Cura d´Ars chega ao fim na Argentina

Peregrinação da relíquia de Santa Cura d´Ars chega ao fim na Argentina

Buenos Aires (Sexta, 27-11-2009, Gaudium Press) Ontem, no penúltimo dia de sua passagem pela Argentina, o coração de São João Maria Vianney, o Santa Cura d´Ars, patrono dos sacerdotes, esteve pela manhã na Catedral de Buenos Aires, onde foi celebrada uma missa presidida pelo cardeal arcebispo de Buenos Aires, dom Jorge Mario Bergoglio. A missa foi concelebrada pelo cardeal arcebispo emérito do Paraná, dom Estanislao Esteban Karlic. Com informações da Aica.

Também participaram do encontro os bispos pertencentes à província eclesiástica de Buenos Aires, assim como mais de cem sacerdotes, entre eles, o guardião da Diocese de Belley-Ars, na França, padre Karlo Tyberghien, que acompanha o itinerário da relíquia.

Participaram da missa religiosas e religiosas de distintas congregações e centenas de fiéis que vieram para venerar a relíquia do patrono dos sacerdotes, a quem o Papa Bento XVI propôs como modelo para o Ano Sacerdotal.

Antes da eucaristia, o coração permaneceu exposto para a veneração dos sacerdotes, quando ocorreu uma conferência de dom Karlic e um momento de adoração eucarística.

Durante sua homilia, ao recordar a todos os batizados que receberam a glória que o Pai deu a Jesus e que “a glória de Cristo é a cruz, é consumar seu caminho de compaixão”, dom Bergoglio afirmou que “todos estamos revestidos da gloria de Jesus”, mas “de maneira especial os presbíteros, que de alguma forma querem seguir Jesus de perto no caminho da compaixão”.

O prelado avisou aos padres que “talvez possamos perder-nos na imaginação, pensando que isto pode levar ao caminho do martírio, do sangue, como foi o caso de Jesus, e isto não pode nos desorientar”.

O prelado sublinhou aos sacerdotes que martírio e a participação de Cristo passa pelos sentimentos de benevolência, humildade, doçura e paciência, que eles devem ter para conduzir o povo.

“Como às vezes é difícil a paciência para uma cura! Imaginem o quão difícil que deve ter sido para Jesus”. O sacerdote tem que ter sentimentos “mas sem perder a firmeza da condução e “sem negociar a doutrina”.

A relíquia peregrina na Argentina desde o dia 6 de novembro e sua passagem, que incluiu 25 dioceses no país, chegará ao seu fim na manhã de hoje, na diocese de Lomas de Zamora.

Santo Cura d´Ars

São João Maria Batista Vianney foi um sacerdote francês canonizado pela Igreja Católica em 1 de novembro de 1924.
Considerado o padroeiro dos sacerdotes, era filho de Mateus Vianney e Maria Béluse e o quarto de seis irmãos numa família de camponeses. Foi ordenado sacerdote em uma pequena paróquia em Ars, na diocese de Belley, na França.

Pelo modelo de vida cristã que seguia, sua fama de santidade correu por toda a França. De todas as partes pessoas iam para se confessar e ouvir os seu conselhos. Faleceu em Ars em 1859.

O Papa Pio IX abriu, em 1866, o processo Apostólico de canonização. No dia 30 de outubro de 1872, ele foi declarado Venerável e em 8 de janeiro de 1905 foi declarado Beato e patrono de todos os sacerdotes.

Foi canonizado pelo Papa Pio XI em 1 de novembro de 1924 e sua festa litúrgica é comemorada no dia 4 de agosto.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas