Gaudium news > Aplicativo facilita o ensino do canto gregoriano

Aplicativo facilita o ensino do canto gregoriano

Redação (Quarta-feira, 11-03-2020, Gaudium Press) A comunidade dos Oblatos de São José criou um aplicativo para dispositivos móveis como uma ajuda na aprendizagem do canto gregoriano, a qual foi destacada pela plataforma ‘New Liturgical Movement’. A ferramenta, chamada ‘Square Notes’, apesar de não substituir a experiência da aprendizagem direta, pode aproximar o canto litúrgico à numerosas pessoas com um custo reduzido.

Aplicativo facilita o ensino do canto gregoriano.png

“Com este aplicativo, pode escutar as melodias dos cantos, ajustar a velocidade e o tom, e deter e reproduzir trechos de cada canto repetidamente”, comentou o artista, autor e educador David Clayton. “Existe uma excelente função de busca que permite buscar por nome ou ao ingressar palavras ou frases do corpo de textos”. A ferramenta inclui os Próprios da Missa para diversos tempos litúrgicos, tanto em forma ordinária como extraordinária, assim como para várias festas e solenidades, o ‘Kyriale Latino’, antífonas e hinos.

Clayton destacou que o aplicativo, que reproduz as notas ao tocar a tela, pode ajudar na precisão do canto, mas recordou que é muito importante aprender o canto litúrgico diretamente dos que já o aperfeiçoaram. “A primeira compreensão da memória é o som do canto, não o padrão das notas tal como aparecem em uma página impressa”, recordou. “A notação se converte em uma memória auxiliar secundária. A transmissão oral como método de transmitir uma tradição lhe dá espaço para respirar: é através da possibilidade de uma ligeira imprecisão que obterá mudanças graduais de acordo com os princípios gerais que definem o que é o canto”.

O canto litúrgico não é necessariamente estático e no culto se dá maior importância à interpretação de acordo com o bom juízo dos ministros inclusive quando existam diferenças com respeito às partituras. A escrita das partituras, ainda que secundária, foi chave para resgatar as obras de séculos anteriores. “De fato, estas ajudas tecnológicas estão nos ajudando, ao menos em parte, a avançar para um ideal de aprendizagem escutando e, portanto, são mais tradicionais no método que o de depender unicamente da capacidade de ler à primeira vista”, concluiu Clayton. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas