Gaudium news > Coronavírus: 11 de março, dia de oração e jejum para pedir ajuda ao Senhor

Coronavírus: 11 de março, dia de oração e jejum para pedir ajuda ao Senhor

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 11-03-2020, Gaudium Press) Nesta quarta-feira, 11 de março, realiza-se na Diocese de Roma um dia de oração, jejum e solidariedade pelos doentes do Covid-19 e por quem trabalha por eles na Itália e no mundo.

Coronavírus- 11 de março, dia de oração e jejum para pedir ajuda ao Senhor-Foto Gaudium Press.jpg
Diocese de Roma, com jejum e orações,
fiéis pedem proteção a Nossa Senhora do Divino Amor.
Foto: Gaudium Press

Esse dia de Jejum e Oração foi convocado pelo Vigário do Papa para a Diocese de Roma, Dom Angelo De Donatis.

O Cardeal De Donatis deverá presidir uma Missa no Santuário do Divino Amore, em Roma, às 19horas de Roma e será transmitida ao vivo, via streaming, pela página da Diocese de Roma no Facebook e também pelo canal italiano de TV “Telepace”.

Papa se une à iniciativa de seu vigário

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, anunciou a participação espiritual do Papa Francisco na oração à Virgem, a cujos pés, em 1944, Pio XII e os romanos imploraram a salvação de Roma durante a retirada das tropas nazistas.

Mais de 75 anos depois, outra emergência, invisível e também ameaçadora, leva o Papa a se voltar para a Mãe de Deus, partilhando os sentimentos do Cardeal Vigário que estará rezando na Santa Missa do dia de Jejum e Oração

Vídeo Mensagem

Num vídeo mensagem, o Papa pede à Virgem Milagrosa do Santuário de Castel di Leva “proteção” diante do flagelo ameaçador do coronavírus.

O vídeo de Francisco abrirá a celebração da Missa presidida pelo vigário do Papa para a Diocese de Roma, cardeal Angelo De Donatis para o dia de oração e jejum.

Confiar “a cidade, a Itália e o mundo à proteção da Mãe de Deus, como sinal de salvação e esperança” nesses “dias de emergência de saúde”.

Este é o pensamento do Papa Francisco expresso no vídeo mensagem para a missa que será celebrada no Santuário do Divino Amor no anunciado dia de oração e jejum.

A iniciativa

A iniciativa da realização de um dia de oração e de jejum para pedir a Deus ajuda para Roma, para a Itália e o mundo inteiro foi anunciada pelo cardeal vigário do Papa para a Diocese de Roma ao final dos Exercícios Espirituais para a Cúria Roma, em Ariccia.

Em uma carta dirigida a todos os fiéis, tendo em vista a epidemia do coronavírus, De Donatis escreveu: “vamos rezar por aqueles que estão infectados e por quem cuida deles; e pelas nossas comunidades para que sejam testemunho de fé e de esperança neste momento”.

Jejum e solidariedade

Além do jejum, renunciando a uma refeição no dia, a proposta do cardeal é aquela de ser “um sinal de esmola”.

Ele recomenda recolher ofertas que serão destinadas “ao apoio dos agentes sanitários que estão trabalhando com generosidade e sacrifício no cuidado dos doentes”.

O cardeal recorda o retiro de Ariccia em sua carta aos fiéis da Diocese de Roma e afirma que “nestes dias de oração e silêncio, senti fortemente o grito da nossa cidade, da Itália e do mundo. É uma situação pela qual não estamos acostumados, que nos preocupa, mas, sobretudo, agora estamos sendo chamados a viver com a força da fé, a certeza da esperança, a alegria da caridade”.

Palavra de Deus

Sobre a escuta da Palavra de Deus, De Donatis exorta a diocese a “ler este período com os Seus olhos, ajudando as comunidades a se voltar a Ele, a redescobrir aquilo que é essencial, a reencontrar o gosto pela oração”.

O Cardeal destacou ao convocar o dia de Jejum, Oração e Solidariedade que estamos vivendo dias propícios para “incutir esperança, e por ela transmitir confiança e se colocar de joelhos para interceder pelo mundo”.

Finalizando sua carta de convocação para esse ato religioso De Donatis afirma que é possível experimentar a força da oração “quando somos conscientes das nossas fraquezas, das nossas fragilidades, do sentido de desorientação que provamos diante do imprevisto e do desconhecido”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas