Coronavirus: Vaticano adia entrega dos símbolos da JMJ aos jovens portugueses
Fátima – Portugal (Sexta-feira, 06-03-2020, Gaudium Press) Na quinta-feira, 05/03, o Bispo auxiliar de Lisboa, Dom Américo Aguiar, coordenador-geral para o setor logístico-operativo da Jornada Mundial da Juventude 2022, anunciou que, devido a epidemia do novo coronavírus, foi adiada a entrega dos símbolos da JMJ.
Vaticano adia entrega dos símbolos da JMJ aos jovens portugueses. Foto: Diocese de Cracóvia |
Domingo de Ramos
A entrega da Cruz Peregrina e do ícone da Salus Populi Romani -Patrona do Povo de Roma- aos jovens do próximo país sede da JMJ e realizada normalmente em uma cerimônia no Domingo de Ramos que, neste ano de 2020 acontece no dia 05 de abril.
Entretanto, para prevenir os possíveis contágios de coronavírus, sempre possíveis, a entrega dos símbolos aos jovens portugueses foi adiada para ser realizada somente em 22 de novembro, quando a Igreja comemora a Solenidade de Cristo Rei.
Em Fátima
Em Fátima, onde se encontra para a abertura dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (WITR/IWRT), Dom Américo Aguiar explicou aos jornalistas:
“A entrega dos símbolos, a transição de Panamá para Portugal, vai acontecer no fim de semana de 22 de novembro, quando acontece a solenidade de Cristo Rei, de maneira que, até lá, se Deus quiser, a situação internacional de saúde pública possa estar estabilizada”.
Segundo Dom Américo Aguiar, apesar do adiamento, a expectativa continua sendo de que será grande a participação da juventude portuguesa na cerimônia de recepção dos símbolos da JMJ.
O Bispo informou que a delegação de Portugal deverá contar com “mais de mil jovens”, que estarão com o Papa Francisco em um momento “de festa”.
Os da JMJ deverão realizar uma peregrinação por todas as dioceses do país, bem como por vários países lusófonos, antes do encontro mundial da juventude em Lisboa, em 2022.
Outro adiamento
Medidas de precaução, recomendadas por autoridades sanitárias do Governo Italiano, levaram o Vaticano a postergar para outra data um encontro do Dicastério para os Leigos, Família e Vida que concregaria comitivas da Pastoral Juvenil de todo o mundo.
Preparativos para a JMJ 2022 continuam
Conforme informações veiculas pela Agência Ecclesia, do Episcopado português, Dom Américo anunciou ainda, -de acordo com a Agência Ecclesia-, que já foram escolhidos os vencedores dos concursos para logo e hino da JMJ 2022, os quais estão a “ultimar as propostas”, em articulação com as indicações que chegam do Vaticano, como aconteceu nas jornadas anteriores.
O Prelado português disse que o concurso para a escolha da logo da JMJ contou com a participação de cerca de 500 candidatos, provenientes de 30 países dos cinco continentes.
Ele informou também que o concurso para o hino, que foi voltado apenas para candidatos portugueses, teve 85 candidaturas lançadas.
Para Dom Américo, estas “serão duas marcas mais fortes daquilo que é a proposta da Jornada Mundial da Juventude e queremos que tenha uma marca profundamente ‘.pt’, portuguesa”. (JSG)
Deixe seu comentário