Gaudium news > Em Bangladesh, Diocese católica abre canal no Youtube

Em Bangladesh, Diocese católica abre canal no Youtube

Rajshahi – Bangladesh (Quinta-feira, 05-03-2020, Gaudium Press) Em nossos dias já pode-se afirmar que a Diocese de Rajshahi, em Bangladesh, colocou em prática um apelo feito pelo Papa João Paulo II em 1983.

Em Bangladesh, Diocese católica abre canal no Youtube-Foto Arquivo Gaudium Press5bc6d5984acf4_600.png
Em Bangladesh, para favorecer quem não pode ir à Igreja,
Diocese católica abre canal no Youtube.
Foto Arquivo Gaudium Press

Com efeito quando João Paulo II se dirigiu aos participantes da Assembleia do Celam reunida em Porto Príncipe, Haiti, em 9 de março de 1983, ele falou de uma nova evangelização e a definiu como “certamente não uma ré evangelização, mas de uma nova evangelização, nova em seu ardor, em seus métodos e em suas expressões”.

Atendendo a um apelo

Por isso pode-se dizer que a Diocese de Rajshahi, em Bangladesh, acaba de atender o pedido do Papa: a Diocese acaba de inaugurar seu canal católico no Youtube e este é também o primeiro canal católico no país.

Assim será possível a todos os fiéis estar a par dos acontecimentos da Igreja e ainda possam acompanhar as Celebrações Eucarísticas e outros eventos católicos.

Um país muçulmano

Segundo o Padre Patrick Gomes, secretário da Comissão Diocesana para a Unidade dos Cristãos, um dos objetivos da iniciativa, talvez o mais premente, é “dar a oportunidade de alimentar espiritualmente aqueles que não podem participar da Missa de domingo porque trabalham”.

Como se sabe, Bangladesh é um país de maioria muçulmana e o dia de descanso semanal é a sexta-feira. Os cristãos são obrigados a trabalhar e não podem frequentar os templos católicos.

Variedade de ofertas, variedade de público

O canal no Youtube da Diocese de Rajshahi, foi idealizado em 2017 e hoje oferece, além das Celebrações Eucarísticas, também homilias nos idiomas locais e diversas mensagens dos bispos. 

Entre os vídeos recentemente publicados está a mensagem do bispo de Rajshahi, Dom Gervas Rozario para a Quaresma.

Algo digno de se destacado é que entre aqueles que se inscreveram no canal não estão apenas católicos. Muitas pessoas de outras religiões, entre elas hinduístas, se assistem o canal regularmente.

O Projeto: começo e atualidade

O projeto foi concebido pelo padre Belisário Ciro Montoya, um missionário colombiano fidei donum que conta:

“Os primeiros vídeos do canal foram filmados com meu telefone, de uma maneira totalmente amadora”.

Segundo o padre Belisário, as reações dos fiéis foram, desde o início, “muito positivas” e trouxeram o retorno esperado, mesmo com a precariedade e as ificuldades técnicas decorrentes da “má conexão à Internet nas áreas rurais”.

Segundo o sacerdote, hoje, os problemas técnicos foram superados. Ele já não usa seu celular para as gravações. Em seu lugar possui uma moderna câmera para captar e editar seus vídeos. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas