Gaudium news > Diretório internacional de Artistas Sacros é criado nos EUA

Diretório internacional de Artistas Sacros é criado nos EUA

Estados Unidos – Washington (Quarta-feira, 04-03-2020, Gaudium Press) A plataforma web especializada em liturgia ‘New Liturgical Movement’ destacou recentemente uma iniciativa apresentada por uma pianista e calígrafa estado-unidense, Elizabeth Lemme: um Diretório de Artistas Católicos. A renovada consciência sobre a necessidade da beleza e o interesse que se gerou ultimamente contrasta com a dificuldade para dar a conhecer as ofertas artísticas ou contactar artistas qualificados e conhecedores da arte sacra. O diretório tenta corrigir esta situação.

Diretório internacional de Artistas Sacros é criado nos EUA.jpg

“Um orador em uma série de conferências católicas recentemente lamentou a falta de artistas sagrados e ‘a necessidade de que surjam novos gênios artísticos’. Cada vez mais artigos escritos para blogs católicos e outras publicações exaltam corretamente a beleza, apresentam eloquentemente a estética da beleza, demonstram de maneira convincente a necessidade espiritual da beleza e depois lamentam a falta de artistas católicos devotos”, indicou a promotora do Diretório. “Beleza, beleza, beleza, todos dizemos enfaticamente, tragam a beleza de volta! Na realidade, no entanto, há artistas católicos da mais alta habilidade escondidos em rincões de todo o mundo, católicos praticantes, devotos que estão imersos e disciplinados em seus respectivos ofícios, seja escultura, composição musical, caligrafia, afresco, pintura à óleo”. Estes artistas, para aperfeiçoar e realizar suas obras, necessitam por sua vez o apoio de patronos ou mecenas, pessoas interessadas em promover a arte sacra através da comissão de obras de arte.

O Diretório de Artistas Católicos foi criado em 2019 pela artista plástica sacra Gwyneth Thompson-Briggs, que se dedicou à elaboração de obras sacras com técnicas do barroco e o renascimento para templos, escolas e lares. A plataforma “põem à disposição dos patrocinadores das artes uma lista de artistas talentosos, dedicados tanto à sua Fé Católica como aos seus respectivos ofícios”, indicou Lemme. “A partir de uma pitoresca cidade costeira escocesa até um convento no norte da península na Espanha, passando por cidades que salpicam o “meio oeste” dos Estados Unidos até Bruxelas, Bélgica, uma coleção de artistas foi cuidadosamente julgada e compilada junto com seus respectivos portfólios online”.

A artista propôs elevar “os principais eventos litúrgicos da Igreja Católica em todo o mundo”, que frequentemente carecem de formas de arte de alta qualidade e recorrem à desenhos e expressões musicais da cultura popular. Um exemplo de como se pode alcançar este objetivo é a comissão da “Missa das Américas” por parte do Arcebispo de São Francisco, Dom Salvatore Cordileone, para comemorar o aniversário número 25 da Cruzada Anual Guadalupana. As solenidades e as festas são ocasiões propícias para comissionar a arte e a música sacra. “O Stabat Mater de Pergolesi não se compôs quando se inspirou em um capricho, mas foi comissionado pela ‘Confraternita Dei Cavalieri di San Luigi Palazzo’, que a cada ano apresentava uma meditação de Sexta-Feira Santa sobre a Santíssima Virgem Maria”, recordou.

“Ao longo da história, as comissões de grande arte foram tão grandes como uma Missa, ou tão íntimas como a vestimenta de ordenação de um sacerdote, ou a pintura, placa ou medalha ex voto”, motivou a artista, que destacou a grande variedade de artistas e técnicas disponíveis. “Que a Igreja volte a ser o berço da grande arte, a protetora da disciplina artística clássica, a fonte da beleza tangível, a encarnação dos mais altos ideais artísticos”, concluiu. “A beleza tão eloquentemente escrita por nossos filósofos e teólogos católicos deve materializar-se sob o patrocínio das instituições católicas de todos os setores (…) e pelas mãos destes artistas dispostos e qualificados”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas