Gaudium news > Templo nos EUA é elevado a Basílica Menor

Templo nos EUA é elevado a Basílica Menor

Estados Unidos – Detroit (Terça-feira, 03-03-2020, Gaudium Press) O Papa Francisco, através da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, concedeu ao templo de Santa Ana em Detroit, Estados Unidos, o título de Basílica Menor, sendo a segunda Basílica da Arquidiocese e a terceira no estado de Michigan. Com 319 anos de história, Santa Ana é a paróquia mais antiga da cidade e o templo atual, a oitava edificação à servir esta comunidade. Continua sendo um importante lugar de culto, sendo a segunda paróquia ainda ativa mais antiga do país.

Templo nos EUA é elevado a Basílica Menor.jpg

“Ao celebrar esta honra, aceitamos nossa responsabilidade adicional como Basílica de aumentar nossos esforços para servir como um lugar acolhedor de oração e renovação espiritual para todos os que nos visitam”, comentou Dom Charles Kosanke, pároco de Santa Ana e da próxima paróquia da Santíssima Trindade, segundo informou Detroit Catholic. “Oramos especialmente pela intercessão de Santa Ana, Padroeira de Detroit e de nossa paróquia, para que (a Basílica) se converta em uma fonte especial de sabedoria e inspiração para os fiéis dentro da Arquidiocese e fora dela”.

A paróquia de Santa Ana foi erigida pelos missionários franceses que evangelizaram as margens do rio Detroit, um fato destacado pelo Arcebispo de Detroit, Dom Allen Vigneron, na celebração do anúncio. “Como nossa paróquia fundadora, Santa Ana foi um dos primeiros frutos de uma nova Diocese missionária”, relatou o prelado. “A designação da igreja como Basílica será uma recordação profunda para todos os que visitem nossa missão contínua de anunciar o Evangelho em nossas comunidades. Nós na Arquidiocese de Detroit somos verdadeiramente abençoados pelo reconhecimento do Santo Padre de sua importância histórica para a cidade de Detroit e sua importância para a vida litúrgica de toda a Arquidiocese”.

O patrocínio de Santa Ana sobre a Arquidiocese de Detroit foi estabelecido pelo hoje Papa emérito Bento XVI em 2011. De forma análoga à maneira como Santa Ana é venerada como Avó de Jesus, o informativo diocesano ‘Detroit Catholic’ comentou que o carinho especial e veneração histórica fazem que o templo de Santa Ana seja considerado a “igreja Avó” da Arquidiocese, enquanto a Catedral é a “igreja Mãe”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas