Gaudium news > Via Sacra será realizada em Conventos de Clausura de Sevilha durante a Quaresma

Via Sacra será realizada em Conventos de Clausura de Sevilha durante a Quaresma

Espanha – Sevilha (Quarta-feira, 26-02-2020, Gaudium Press) A Irmandade de Nossa Senhora da Antiga e Santo Antônio de Pádua de Sevilha, na Espanha, realizará durante o tempo da Quaresma -iniciado nesta quarta-feira de cinzas, 26 de fevereiro- a Via Sacra nos diferentes Conventos de Clausura presentes na Arquidiocese.

Via Sacra será realizada em Conventos de Clausura de Sevilha durante a Quaresma.png

O propósito, como detalha a jurisdição eclesial em nota informativa, é “aproximar a vida religiosa de clausura aos fiéis, tendo em vista fomentar a prática particular da Via Sacra todas as sextas-feiras do ano”.

O exercício da Santa Via Sacra -realizado de maneira especial nas sextas-feiras da Quaresma-, começará às 18h em cada Convento com uma procissão ao interior, para seguir com o exercício propriamente dito das 14 estações nas quais se medita a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Se concluirá com uma explicação histórica e artística do Mosteiro.

Assim o primeiro lugar a acolher a meditação da Paixão de Cristo nas 14 estações da Via Sacra será o Convento de Santa Maria de Jesus das Clarissas na sexta-feira, 28 de fevereiro. Na sexta-feira seguinte, 6 de março, será no Convento de São Leandro das Agostinhas, que se situa na Praça de Santo Ildefonso.

Para a sexta-feira, 13 de março está previsto que a Via Sacra ocorra no Mosteiro da Visitação das Salesas; no dia 20 de março no Convento Cisterciense de São Clemente; no dia 27 no Mosteiro “As Teresas” das Carmelitas Descalças, e na sexta-feira 3 de março no Convento de “SantaAna”, também das Carmelitas.

A iniciativa culminará com a Via Lucis Pascal que ocorrerá já no tempo de Páscoa no Mosteiro da Mãe de Deus das Dominicanas no dia 15 de abril às 19h.

Indulgência da Via Sacra

De acordo com o Decreto ‘Enchiridion Indulgentiarum’ da Penitenciaria Apostólica, “ao fiel cristão que pratique o piedoso exercício da Via Sacra lhe é concedida a indulgência plenária”.

Para obter esta graça é necessário que a oração piedosa seja realizada diante das estações legitimamente estabelecidas, quer dizer, se requerem 14 cruzes as quais normalmente se acrescentam imagens ou quadros que representam as estações de Jerusalém.

Através da Via Sacra se faz presente e se atualizam os sofrimentos que viveu Jesus no caminho desde o pretório de Pilatos até o Monte Calvário, onde Jesus deu a vida pela salvação dos homens. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas