Gaudium news > Santuário Guadalupe: iniciados preparativos para o 6º “Congresso Americano Missionário”

Santuário Guadalupe: iniciados preparativos para o 6º “Congresso Americano Missionário”

Cidade do México – México (Quarta-feira, 19-02-2020, Gaudium Press) Até o próximo dia 20 deste mês de fevereiro, está reunido, na Cidade do México, o “Encontro Preparatório” para o “Sexto Congresso Americano Missionário” (CAM 6), que será realizado em Porto Rico, em 2023.

Santuário de Guadalupe, México, iniciados preparativos para o 6 Congresso Americano Missionário-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg
A abertura do Encontro foi realizada com uma Santa Missa
celebrada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe.
Foto Arquivo Gaudium Press

A abertura do Encontro foi no último dia 16/02 com uma Santa Missa celebrada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no México.

A Missa foi presidida pelo arcebispo Dom Giampietro Dal Toso, que é presidente das Obras Missionárias Pontifícias (OMP) e serviu para oficialmente iniciar o caminho de preparação para o Caminho que envolverá todas as dioceses do continente, como foi destacada na homilia dessa Missa.

Assim, o Congresso Missionário será, “verdadeiramente um acontecimento eclesial, ou seja, algo compartido com todas as Igrejas deste continente, todos os católicos deste continente”, com a esperança de que “o zelo missionário possa renovar todas as Igrejas, unidas em comunhão universal”.

Na celebração estiveram presentes bispos, numerosos sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos, além de diretores nacionais das OMP do continente que nestes dias celebram a Assembleia continental e uma grande delegação da Igreja de Porto Rico, que deverá receber e hospedar o CAM 6.

Homilia da Abertura

Dom Giampietro Dal Toso afirmou em sua homilia que “Para poder ser missionários devemos antes de tudo mergulharmos na sabedoria e fazê-la nossa, sem medo de perder nossa sabedoria “demasiado humana”: se não, tudo permanecerá nas trevas”.

Mas o presidente das Obras Missionárias Pontifícias, logo sublinhou:

“Preparar o CAM 6 significa deixar-se iluminar por uma sabedoria que vem do alto e que não é nossa; deixarmos nos interrogar sem medo e sem prejuízos por esta sabedoria divina, fora da qual toda a realidade ecológica, humana, social, eclesial, permanece nas trevas”.

“Abramos ao mundo inteiro para que o mundo inteiro encontre a clave para a interpretação da vida, da história, de todo o ser, na sabedoria de Cristo, na qual tudo foi criado”, disse Dom Giampietro.

 

Seminário Continental de Teologia da Missão

Além do início do caminho para o Congresso Missionário 6, na Cidade do México realizou-se o Seminário Continental de Teologia da Missão, destinado a missiólogos, com o objetivo de promover uma reflexão académica sobre o conteúdo e a metodologia do ensino de teologia e missionologia na América.

OMP e Jovens

Desde o dia 17 e indo até o dia 20 deste mês realiza-se também Assembleia Continental das OMP, com a presença de representantes de 24 nações americanas.
Neste contexto, será dada especial atenção à contribuição das OMP para com a evangelização dos jovens, dentro da perspectiva do recente Sínodo dos Bispos sobre os jovens e a situação sociopolítica de cada país dentro de uma clave missionária.

(JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas