Gaudium news > Opus Dei comemora os 90 anos da instituição de seu Ramo Feminino

Opus Dei comemora os 90 anos da instituição de seu Ramo Feminino

Roma (Sexta-feira, 14-02-2020, Gaudium Press) Dom Fernado Ocáriz, Bispo Prelado da Opus Dei escreveu uma carta a todos os membros da Obra a propósito deste 14 de fevereiro quando se completam 90 anos da criação do Ramo Feminino dessa organização religiosa.

Opus Dei comemora os 90 anos da instituição de seu Ramo Feminino - Foto Opus Dei.jpg
“Da santidade da mulher depende em grande parte
a santidade das pessoas que a rodeiam”.
Foto: Opus Dei

O prelado incita os membros a dar muitas graças a Deus pelo dom que concede à Opus.

Ele recorda que “todos os anos 14 de fevereiro é um dia em que intensificamos a atitude habitual de agradecimento ao Senhor, ao comemorar as datas fundacionais de 1930 e 1943. Desta vez comemoramos de um modo especial, pois se completam 90 anos de quando são Josemaria viu que Deus também chamava as mulheres à missão que iniciou no dia 2 de outubro de 1928.

Santidade da Mulher, necessidade dela

Em sua carta Dom Fernando comenta que “da santidade da mulher depende em grande parte a santidade das pessoas que a rodeiam. ” 

São Josemaria sempre considerou isso, com a firme convicção de que ‘A mulher está destinada a levar à família, à sociedade, à Igreja, algo de característico, que lhe é próprio e que só ela pode dar’ (Entrevistas, n.87).”

O Prelado continua:
“Se olharmos para o Evangelho, recordaremos que Jesus Cristo nasceu “de uma mulher” (Gal, 4,4); essa mesma mulher, santa Maria, com seu inflamado desejo de servir os outros, adiantou a intervenção pública de seu Filho (cfr. Jo 2,4-5); nos momentos de abandono, foram as “filhas de Jerusalém” (Lc 23,28) que abriram espaço na multidão para acompanhar Jesus; mulheres estiveram ao pé da Cruz quando a nossa redenção estava se cumprindo (cfr. Jo 19,25); e foi uma mulher a primeira testemunha da Ressurreição do Senhor (cfr. Jo 20,16), daquela Boa Notícia que depois se estenderia a todas as nações.”

Diz o dirigente da Opus Dei: “Dá muita alegria contemplar, pensando também na missão das minhas filhas na Obra, como as maravilhas de Deus se cumprem e se realizam através de tantos frutos de santidade feminina a serviço dos outros. “

Convite à Ação de Graças

“Por todas essas razões, convido-os a considerar, especialmente neste dia, as palavras de são Josemaria: ‘Ut in gratiarum semper actione maneamus, vivamos em uma contínua ação de graças ao nosso Deus. Ações de graças que são um ato de fé, que são um ato de esperança, que são um ato de amor’ (Carta 28/03/1973, n.20).”

O que agradecer

“Fé agradecida pela divindade da vocação cristã pessoal e da correspondente missão apostólica que o Senhor nos confia; de maneira especial, ao contemplar a extensão e intensidade do trabalho cristão que as mulheres do Opus Dei levam para a frente, colocando em diálogo toda a sua riqueza espiritual e humana com as pessoas do nosso tempo”, diz Dom Ocáriz que ainda continua.

Agradecimento esperançoso

Agradecimento esperançoso, porque podemos olhar para o futuro com serenidade e otimismo, apesar das dificuldades, pois contaremos sempre com o amor de Deus por cada uma e cada um, apesar das nossas limitações e dos nossos erros.

Finalmente, com um amor agradecido, porque nestes noventa anos de trabalho se comprova a misericórdia que o Senhor teve conosco.

Sugestão

Antes de encerrar sua carta e abençoar seus filhos e filhas, Dom Fernando convida os membros da Opus Dei a viver, em torno deste 14 de fevereiro, algo pessoal piedoso que ajude a manifestar o agradecimento ao Senhor, buscando a mediação materna de Santa Maria.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas