Gaudium news > Folheto litúrgico em Braille é oferecido pela Diocese de Santo André

Folheto litúrgico em Braille é oferecido pela Diocese de Santo André

São Paulo – Santo André (Quarta-feira, 12-02-2020, Gaudium Press) A Diocese de Santo André (SP), com o objetivo de ampliar as formas de evangelização, está com um novo projeto voltado para os fiéis com deficiência visual: os tradicionais folhetos litúrgicos agora estão disponíveis também em Braille.

Folheto litúrgico em Braille é oferecido pela Diocese de Santo André.jpeg

Apesar de ter surgido há 15 anos, somente a partir de 2006, quando se comprou uma impressora em Braille, é que a iniciativa pode ser colocada em prática. Infelizmente o trabalho ficou parado por um longo período após a impressora ter quebrado. O projeto foi retomado no ano de 2018, com a criação do Setor Inclusão.

De acordo com o Padre Cláudio Pereira dos Santos, assessor do Setor Inclusão da Diocese de Santo André, o que despertou a criação desse setor foi “o desejo da nossa Diocese de que todos participem, tenham vida plena, se sintam integrados, parte da Igreja, de que a pessoa com deficiência seja também protagonista da evangelização”.

A confecção dos folhetos é realizada por um agente pastoral do Setor. O pedido é feito via centro de pastoral e há um grupo de voluntários do próprio Setor que vai até Paróquia fazer a entrega, o que também pode ser feito via Correios. O objetivo é proporcionar uma maior inclusão na qual todos participem plenamente da vida eclesial, sobretudo em seus momentos celebrativos.

A repercussão na Diocese foi muito positiva. “As pessoas abraçaram essa causa. Muita gente tem perguntado como pode ajudar, tem trazido ideias, pessoas que trabalham na área da educação tem nos procurado para se colocar como voluntários. O mais bonito é que são as próprias pessoas com algum tipo de deficiência que fazem o trabalho acontecer, são protagonistas desse trabalho”, explica o sacerdote.

Essa não é a primeira ação inclusiva do Setor. A Diocese oferece ainda um curso de Braille, um curso de Libras, grupos de estudos e de convivências e as Missas são interpretadas em Libras.

“Há várias ações. Esse ano, uma delas será a ação missionária. Como a Diocese está pedindo a Igreja em saída, a Igreja missionária, nós vamos nas regiões pastorais oferecer encontros para refletir sobre a inclusão e conseguir mais voluntários para ajudar nesse trabalho”, ressalta o Padre Cláudio.

Os interessados podem encomendar o folheto ABC Litúrgico em Braille através do Centro Diocesano de Pastoral, pelo e-mail: [email protected], WhatsApp: (11) 99981-1233, ou pelo telefone: (11) 4469-2077. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas