Gaudium news > Igreja no Norte do Brasil tem nova Arquidiocese, Diocese, Prelazia e Bispos

Igreja no Norte do Brasil tem nova Arquidiocese, Diocese, Prelazia e Bispos

Redação (Quarta-feira, 05-02-2020, Gaudium Press) No último final de semana, foram erigidas no Pará a Arquidiocese de Santarém e a Diocese do Xingu-Altamira. No Amazonas, a Arquidiocese de Manaus conta com novo Arcebispo. No próximo domingo, será e a instalação da prelazia de Alto Xingu-Tucumã e a posse do novo Bispo.

Igreja no Norte do Brasil tem nova Arquidiocese, Diocese, Prelazia e Bispos.jpeg

Arquidiocese de Santarém

No domingo, 2 de fevereiro, a Diocese de Santarém (PA) foi elevada a Arquidiocese com a instalação da Província Eclesiástica. Dom Irineu Roman, até então auxiliar de Belém (PA), foi empossado como primeiro Arcebispo.

Após a posse Dom Irineu Roman afirmou que está pronto “a servir com Fé, com amor e com dedicação a esta Igreja, estas comunidades, a todo esse povo que compõe a região do Baixo Amazonas. O importante é que possamos caminhar juntos com todas as forças existentes nesta região”, ressaltou.

A cerimônia que marcou a instalação da Arquidiocese foi presidida pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello e contou com a presença do Bispo de Roraima (RR) e segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Mário Antônio da Silva, e de outros Bispos do Norte e Nordeste.

Diocese do Xingu

No sábado, 1º de fevereiro, o Centro de Eventos de Altamira foi palco da cerimônia de instalação da Diocese do Xingu-Altamira e a posse do Bispo diocesano, Dom João Muniz Alves, contando com a assistência de mais de dois mil fiéis.

O núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello entregou a Dom João o báculo, sinal do pastoreio e do múnus episcopal de santificar e governar aquela porção do povo de Deus. Ao término da celebração eucarística, o Arcebispo de Belém e vice-presidente do regional Norte 2 da CNBB, Dom Alberto Taveira Corrêa, presenteou a nova Diocese com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia e padroeira da Diocese.

Novo Arcebispo de Manaus

Na sexta-feira, 31 de janeiro, Dom Leonardo Steiner tomou posse como novo Arcebispo de Manaus, sucedendo a Dom Sérgio Castriani. A cerimônia foi realizada na Catedral Nossa Senhora da Conceição com a presença do Cardeal Raymundo Damasceno Assis, o Cardeal Sergio da Rocha, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Dom Jaime Spengler e Dom Mário Antônio da Silva, e outros 23 Bispos de outras prelazias, Arquidioceses e Dioceses.

Também participaram da cerimônia sacerdotes e diáconos do clero de Manaus, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas dentre agentes pastorais, movimentos e grupos, membros da sociedade civil, autoridades em geral e familiares do novo Arcebispo.

Alto Xingu

No próximo domingo, 9 de fevereiro, a cidade de Tucumã (PA) se tornará a sede da nova prelazia da Igreja no Brasil, que recebeu o nome de Alto Xingu-Tucumã. O Bispo eleito da prelazia será Dom Jesús María Mauleón, que foi ordenado recentemente. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas