Gaudium news > Igreja é profanada no Rio de Janeiro: levada âmbula com hóstias consagradas

Igreja é profanada no Rio de Janeiro: levada âmbula com hóstias consagradas

Rio de Janeiro – Nova Iguaçu (Terça-feira, 04-02-2020, Gaudium Press) No último domingo, 2 de fevereiro, a Igreja de São Benedito, em Nova Iguaçu (RJ), foi alvo de vândalos que a invadiram o templo e roubaram, dentre outros objetos, uma âmbula contendo hóstias consagradas.

Igreja é profanada no Rio de Janeiro levada âmbula com hóstias consagradas 1.jpg

A capela faz parte da comunidade de São Benedito, pertencente à paróquia da Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, Diocese de Nova Iguaçu. Através de uma nota, o Bispo local, Dom Gilson Andrade da Silva, lamentou a profanação e convidou os fiéis a participarem de um ato de desagravo marcado para a próxima quarta-feira, 5 de fevereiro.

“Profanar o Santíssimo Sacramento é um ato de violência que atinge e prejudica toda a comunidade dos fiéis cristãos e não apenas à comunidade local que foi vítima do vandalismo”, adverte o prelado.

O Bispo de Nova Iguaçu recordou ainda que “o Concílio Vaticano II lembrou-nos que ‘na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo’ (PO, 2)”.

Dom Gilson expressou sua profunda lamentação pelo fato de que tais atitudes se repitam em nossos dias e em seguida anunciou o desejo de se “penitenciar pelo desamor com que se tratou o Sacramento do Amor”. Para isso, foi marcada uma “celebração penitencial, juntamente com a celebração eucarística, como ato de desagravo a Jesus Sacramentado”, que será realizada na próxima quarta-feira, 5 de fevereiro, às 18h, na Igreja de São Benedito.

Por fim, a nota é concluída pedindo para que “em nossas preces elevemos a Jesus Sacramentado nossos louvores e atos de desagravos. Rezemos também por aqueles que fizeram este ato, a fim de que reconheçam seus erros e se convertam”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas