Gaudium news > Quando nos afastamos de Deus, Ele chora por nós, ensina o Papa

Quando nos afastamos de Deus, Ele chora por nós, ensina o Papa

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 04-02-2020, Gaudium PressNa Missa matutina celebrada nessa manhã de terça-feira na Casa Santa Marta, o Papa Francisco disse em sua homilia que o choro de Davi pela morte do seu filho é uma profecia do amor de Deus por nós:

“É tão grande o amor de pai que Deus sente por nós, que morreu no nosso lugar. Fez-se homem e morreu por nós”

Quando nos afastamos de Deus, Ele chora por nós, ensina Papa Francisco-Foto cathopic.com.jpg
“Por que não morri eu em teu lugar, meu filho Absalão?”
Foto:Cathopic.com

Meu filho Absalão! Por que não morri eu em teu lugar?

Francisco recordava a Primeira Leitura do dia, tirada do segundo livro de Samuel, quando Davi toma conhecimento da morte de seu filho e, aos prantos, grita angustiado:

Meu filho Absalão! Por que não morri eu em teu lugar?

E a Primeira Leitura o que faz é descrever o fim de uma longa batalha conduzida por Absalão contra o próprio pai, o rei Davi, para tomar-lhe o trono.

Francisco esquematizou a narração para, por fim, afirmar que Davi sofria por aquela guerra que o filho, Absalão, havia desencadeado contra ele, convencendo o povo a lutar ao seu lado contra o rei e Davi teve que fugir para Jerusalém para poder salvar a própria vida:

“Descalço, com a cabeça coberta, insultado enquanto outros lhe lançavam pedras, porque todo o povo estava do lado deste filho que o havia enganado, seduzindo o coração das pessoas com promessas”, historiou o Papa que ainda continuou:

“O trecho descreve Davi a espera de novidades na linha de frente e então chega o mensageiro que o adverte: Absalão morreu em batalha.

Com a notícia, Davi estremece, chora e diz: ‘Meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Por que não morri eu em teu lugar? Absalão, meu filho, meu filho! ‘”.

Pranto de Pai pelo pecado do filho…

Para o Papa, uma cena que quem presencia fica maravilhado diante da reação do Rei:

“Mas por que está chorando? Ele estava contra você, o havia renegado, renegado a sua paternidade, insultado, perseguido, mas festeje, festeje porque você venceu!”, e Davi só diz:
“Meu filho, meu filho, meu filho” e chorava.

Este pranto de Davi é um fato histórico, mas é também uma profecia. Nos mostra o coração de Deus, o que faz o Senhor conosco quando nos afastamos Dele, o que faz o Senhor quando nós destruímos a nós mesmos com o pecado, desorientados, perdidos. O Senhor é pai e jamais renega esta paternidade: “Meu filho, meu filho”.

E nós encontramos o pranto de Deus quando vamos nos confessar: “é ir até o pai que chora por mim, porque é pai”. “Por que não morri eu em teu lugar, meu filho Absalão?”

Para o Papa esta frase é profética e em Deus “se faz realidade”:

“É tão grande o amor de pai que Deus sente por nós, que morreu no nosso lugar. Fez-se homem e morreu por nós. Quando olhamos para o crucifixo, devemos pensar nisto “Por que não morri eu em teu lugar”.

E sentimos a voz do pai que no filho nos diz: “meu filho, meu filho”. Deus não renega os filhos, Deus não negocia a sua paternidade.

O amor de Deus chega até o limite extremo. Quem está na cruz é Deus, o filho do Pai, enviado para dar a vida por nós.”

Lembranças e recomendações antes de encerrar a homilia

“Nos fará bem nos momentos ruins da nossa vida – todos nós temos – momentos de pecado, momentos de afastamento de Deus, sentir esta voz no coração: “Meu filho, minha filha, o que você está fazendo? Não se mate, por favor. Eu morri por você”.

Jesus chorou olhando Jerusalém. Jesus chorou “porque nós não deixamos que Ele nos ame”.

“No momento da tentação, no momento do pecado, no momento que nós nos afastamos de Deus, busquemos ouvir esta voz: ‘Meu filho, minha filha, por quê?'”.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas