Gaudium news > Santuário de Lourdes inicia novena preparatória para a Jornada Mundial do Enfermo

Santuário de Lourdes inicia novena preparatória para a Jornada Mundial do Enfermo

França – Lourdes (Quarta-feira, 29-01-2020, Gaudium Press) O Santuário de Lourdes na França se prepara para celebrar neste 11 de fevereiro a festa de Nossa Senhora de Lourdes, sua primeira aparição à Santa Bernadette e a XXVIII Jornada Mundial do Enfermo, para isso a partir do dia 3 de fevereiro se iniciará uma Novena em honra à Nossa Senhora.

Santuário de Lourdes inicia novena preparatória para a Jornada Mundial do Enfermo.png

Tal como se detalha no website do Santuário, as homenagens a Nossa Senhora para a festa de Lourdes começarão na noite de 10 de fevereiro, às 21h, com a tradicional procissão mariana de velas pelo lugar.

Para o dia 11 de fevereiro haverá vários atos, começando às 10h com a solene Missa internacional na Basílica de São Pio X que será presidida por Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Às 15h30 está prevista a meditação do Santo Rosário na Gruta das aparições, que se orará em francês e será guiado por Mons. Oliver Ribadeau Dumas, reitor do Santuário de Lourdes, que estará acompanhado pelos capelães do lugar.

Ao término da oração mariana, às 16h30, será iniciada na Basílica de São Pio X uma jornada de Adoração com bênção dos enfermos. Às 18h haverá outro Rosário na Gruta, desta vez meditado em italiano.

A celebração e Jornada Mundial do Enfermo culminará no Santuário às 21h com a procissão mariana de velas.

Papel do Santuário de Lourdes na Nova Evangelização

A propósito da festa de Nossa Senhora de Lourdes e a Jornada do Enfermo, o Santuário, através de uma nota informativa, destacou um artigo no qual Dom Fisichella, fazendo referência à Carta Apostólica ‘Sanctuarium in Ecclesia’ do Papa Francisco, sublinhou o papel do Santuário de Lourdes na Nova Evangelização.

O mencionado artigo foi publicado no Boletim da Associação Médica Internacional do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes (AMIL), que é o órgão oficial do Departamento das Constatações médicas de Lourdes.

Ali o prelado assinala que “a valiosa assistência oferecida por numerosos médicos e enfermeiros no Santuário de Lourdes retoma todo o seu sentido como uma verdadeira proclamação cristã, tomando seriamente em consideração a dignidade de cada pessoa. Quão importante é esta presença na vida dos Santuário! Não somente para aqueles que trabalham nele todos os dias, que são sinais tangíveis desta proximidade e assistência, mas também para todas as realidades associativas que chegam ao Santuário como peregrinos”.

Quanto aos enfermos, ele diz que são os primeiros evangelizadores que “estão chamados a assumir a consciência e a responsabilidade de levar a boa notícia do Evangelho que salva a partir de sua própria condição”. Algo que não carece de sentido para as pessoas que lhes acompanham, “já que nos obriga a olhar com maior intensidade e comprometimento para a formação que não podemos deixar de lado, a fim de viver a beleza da Fé com uma consciência crescente”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas