Gaudium news > Papa fará novo ciclo de catequeses refletindo sobre as Bem-aventuranças

Papa fará novo ciclo de catequeses refletindo sobre as Bem-aventuranças

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 29-01-2020, Gaudium Press) O Papa Francisco realizou a Audiência Geral desta quarta-feira (29/01) na Sala Paulo VI.
A Audiência foi ocasião para Francisco anunciar a realização de um novo ciclo de catequeses, quando o Pontífice fará reflexões sobre as Bem-aventuranças.

Papa fará novo ciclo de catequeses refletindo sobre as Bem-aventuranças-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg
Bem-Aventuranças: descrição do que seja o verdadeiro cristão
com seu estilo de vida ao seguir o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Foto: Arquivo Gaudium Press

Evangelho de São Mateus

Como é sabido, no Evangelho de Mateus (5, 1-11) é tratado o Sermão da Montanha. Um texto que calou fundo nos corações de muitos homens ao longo dos tempos.

Fiéis e não fiéis veem este trecho dos Evangelhos como sendo uma descrição do que seja o verdadeiro cristão, algo que identifica os cristãos e seu estilo de vida ao seguir o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Mensagem para todos

Recordando como foi a proclamação desta mensagem evangélica, Francisco destacou que as palavras nela anunciadas são endereçadas aos discípulos, sem dúvidas, mas, elas alcançaram também a multidão que se reuniu às margens do lago da Galileia.

E esta multidão representa toda a humanidade:
O Sermão da Montanha “é uma mensagem para toda a humanidade.”

Três partes das Bem-aventuranças

Em seu sermão, Jesus não impõe nada. Jesus revela o caminho da felicidade -o Seu caminho- repetindo oito vezes a palavra “bem-aventurados”.

Francisco destacou que as bem-aventuranças se compõem de três partes:

Delas consta sempre a palavra “bem-aventurados”; Ele descreve a situação em que se encontram estes que serão bem-aventurados: pobreza, aflição, injustiça, guerra, perseguição, etc.; para finalizar é descrito o motivo da tal felicidade apontada que é sempre introduzida pela palavra “porque…”.

“Seria belo aprender de cor as bem-aventuranças, para ter na mente e no coração esta lei que Jesus nos dá”, disse o Papa.

Os “Porquês” descrevem o motivo da felicidade

Francisco disse que os “porquês” que aparecem apontam para uma situação futura, para a nova condição que os Bem-aventurados receberão de Deus e não a sua situação atual. Indicando tais motivos através dos “porquês”, Jesus aponta para um futuro passivo: serão consolados, serão saciados, etc.

O que é Bem-Aventurado

O significado da palavra “bem-aventurado” foi explicado por Francisco: é uma pessoa que está numa condição de graça, que progride na graça de Deus e no caminho de Deus.

Para o Pontífice, os que tem “Paciência, pobreza, serviço aos outros, consolação: estas pessoas são felizes. “

Para doar-se a nós, disse ele, Deus escolhe com frequência estradas impensáveis, provavelmente aquelas dos nossos limites, das nossas lágrimas, das nossas derrotas.

As bem-aventuranças levam à alegria, sempre. São o caminho para chegar à alegria. E nos fará bem hoje pegar o Evangelho de Mateus, capítulo 5, versículos 1-11 e ler as bem-aventuranças e talvez repetir isso algumas vezes durante a semana para entender este caminho belo e certo da felicidade que o Senhor nos propõe.”

Foi esta a recomendação final que Francisco indicou aos fiéis ao encerrar a Audiência Geral desta quarta-feira.
(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas