Gaudium news > Fundador de movimento protestante retorna à Igreja Católica

Fundador de movimento protestante retorna à Igreja Católica

Kerala – Índia (Quarta-feira, 22-01-2020, Gaudium Press) Sajith Joseph, retornou à Fé católica.
Ele havia fundado um movimento protestante não confessional na Índia. E, depois de por mais de uma década atuar como pastor protestante voltou à Igreja.

Fundador de movimento protestante retorna à Igreja Católica-Foto ACI.jpg
Sajith Joseph recebeu o sacramento da Confirmação
em 21 de dezembro de 2019.
Foto: ACI 

Sajith Joseph, tem 36 anos, recebeu o sacramento da Confirmação em 21 de dezembro de 2019, na Catedral de Santa Maria, em Punalur, no estado de Kerala.

Sua família e quase outros 50 membros de seu movimento também foram recebidos na Igreja Católica no mesmo dia.

Grupo sob jurisdição de um Bispo

Joseph é o líder de Grace Community Global, que fundou em Kerala em 2011.

O grupo agora estará sob a jurisdição do Bispo de Punalur, Dom Selvister Ponnumuthan, sob a forma de associação católica, com a permissão do Dicastério para Leigos, Família e Vida, que é responsável pelas associações internacionais de fiéis.

O Movimento

O movimento tem cerca de 2 milhões de seguidores em 30 países e chega a muitas pessoas através de seus programas de televisão.

Foi pedido ao Pe. Prasad Theruvath, da Ordem dos Carmelitas Descalços, que atue como capelão do grupo. Antes, ele serviu como secretário da comissão de bispos de Kerala.

Pe. Prasad Theruvath, em entrevista à CNA -agência em inglês do Grupo SCI-, disse que se iniciou um processo para resolver como os membros de Grace Community Global querem proceder.

Quem não quiser a Fé Católica pode deixar o Movimento

A maioria dos membros são protestantes, mas o grupo também é seguido por cristãos ortodoxos orientais, assim como hindus e muçulmanos.

Aqueles que não quiserem continuar com o grupo sob sua nova identidade católica regressarão para suas “igrejas mães”, mas há muitos outros que desejam se unir à Igreja Católica, assegurou.

Pe. Theruvath explicou que estão tentando proceder com prudência, “preparando lentamente” aqueles que buscam a conversão.
“Estamos nas etapas iniciais, há muito trabalho para fazer”, disse o presbítero.

Joseph conta que fundou Grace Community Global enquanto ensinava em um seminário protestante. Disse que estava “vendo a diferença entre a teologia católica e a teologia protestante” através de seus estudos, especialmente da história primitiva da Igreja.

Chegou a ver que há uma “brecha” na história protestante que só se pode preencher sendo parte da Igreja apostólica, disse.
“Estudar a história da Igreja me fez repensar as crenças que tinha.

Então, a unidade teológica e doutrinal me fez pensar em segundo lugar sobre o catolicismo e a teologia católica. Então, minhas convicções teológicas me fizeram retornar ao catolicismo e à Igreja”, revelou.
O que se seguiu foram quatro anos de conversas com os bispos de Kerala, canonistas, teólogos e, finalmente, o Vaticano, afirmou Joseph.

Joseph e sua história

Joseph nasceu em uma família católica, mas, quando tinha 16 anos, seus pais deixaram a Igreja para se unir a Assembleias de Deus, uma comunidade eclesial pentecostal.

Ele foi incentivado a se tornar pregador. Aos 19 anos, já estava pregando para pequenos grupos de pessoas em Kerala.

Estudou teologia protestante e se tornou pastor de uma comunidade de Assembleias de Deus. Ensinou em um seminário protestante durante um período e começou a viajar para pregar.

Encontrou o que procurava na Igreja Católica

Em 2011, começou Grace Community Global, que dirigiu durante vários anos antes de descobrir que a unidade que buscava podia ser encontrada na Igreja Católica.

(ARM)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas