Gaudium news > CNBB divulga números da Igreja no Brasil

CNBB divulga números da Igreja no Brasil

Redação (Sexta-feira, 10-01-2020, Gaudium Press) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou o resultado dos dados coletados e sistematizados pelo setor de Organização de dados da Igreja no Brasil até 31 de dezembro de 2019.

CNBB divulga números da Igreja no Brasil Foto CNBB.jpg

De acordo com o relatório, dos 5.524 Bispos católicos no mundo, 489 são do Brasil, dos quais 320 permanecem na ativa e os outros 169 são eméritos. Desses 320 Bispos na ativa, 79 são Arcebispos, 18 Bispos prelados e 51 auxiliares. Administradores apostólicos e diocesanos, Arcebispo Eparca e Arquieparca metropolitano somam juntos 16.

Segundo o levantamento, dentre os Bispos vivos no Brasil, 32 foram nomeados pelo beato Papa Paulo VI, 216 Bispos nomeados pelo Papa São João Paulo II, 125 nomeados durante o pontificado do Papa Bento XVI, hoje bispo emérito e 105 nomeados pelo atual Papa Francisco.

Entre os seniores do episcopado estão, em idade, Dom Aldo Mongiano, emérito da Diocese de Roraima, com 100 anos. Em tempo de ordenação presbiteral, Dom Aldo ordenado em 3 de junho de 1943. O que tem mais tempo de ordenação episcopal é Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, emérito de Curitiba (PA).

Já entre os mais novos no episcopado estão, em idade, Dom Valdemir Vicente Andrade Santos, Bispo auxiliar de Fortaleza (CE), com 46 anos. Em tempo de ordenação presbiteral, Dom Walter Jorge Pinto, Bispo de União da Vitória (PR) com 17 anos como Padre. Em ordenação episcopal, Dom Dilmo Franco de Campos, com ordenação marcada para o dia 25 de janeiro de 2020. Ele será Bispo auxiliar da Diocese de Anápolis (GO).

Atualmente, a Igreja no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, sendo 217 Dioceses, 45 Arquidioceses, 3 Eparquias, 8 Prelazias, 1 Exarcado, 1 Ordinariado para os fiéis de Rito Oriental sem ordinário próprio, 1 Ordinariado Militar, 1 Administração Apostólica pessoal e 1 Arquieparquia.

No total, o Brasil está com nove Dioceses vacantes: Diocese de Barreiras (BA), Diocese de Erexim (RS), Arquidiocese de Maringá (PR), Diocese de Cachoeira do Itapemirim (ES), Diocese de Jequié (BA), Diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO), Diocese de Ji-Paraná (RO), Diocese de Lorena (SP), Diocese de Uruaçu (GO). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas