Gaudium news > Trezena de São Sebastião é iniciada no Rio de Janeiro

Trezena de São Sebastião é iniciada no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (Terça-feira, 07-01-2020, Gaudium Press) A Arquidiocese do Rio de Janeiro iniciou nesta terça-feira, 7, a Trezena de São Sebastião 2020 como preparação para a festa do padroeiro do Rio de Janeiro, que ocorrerá no dia 20 de janeiro e seguem o tema “São Sebastião, ardoroso missionário”.

Trezena de São Sebastião é iniciada no Rio de Janeiro 1.jpg

Durante esse período, a imagem de São Sebastião percorre comunidades da Arquidiocese, regiões da cidade, repartições e prédios do governo, prefeitura e clubes de futebol. Segundo o pároco e coordenador de pastoral da Arquidiocese, Cônego Cláudio Santos, essa é uma oportunidade de suscitar desejo e ardor missionário nos fiéis cariocas.

A iniciativa partiu do próprio Arcebispo, Cardeal Orani João Tempesta. “Desde que assumiu a função de Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta quis levar a imagem do padroeiro a diversos locais de nossa cidade. Antigamente percorríamos a cidade mais no dia de São Sebastião, durante a procissão. Agora, não mais. Durante os 13 dias, Dom Orani percorre a cidade levando a imagem peregrina de São Sebastião”, explicou o Cônego.

A iniciativa é, para o sacerdote, uma oportunidade de levar a imagem de São Sebastião ao máximo de locais do Rio de Janeiro. “A presença da imagem em lugares importantes do Rio de Janeiro reforça para os cariocas que devemos ter esse exemplo de São Sebastião cada vez mais presente no coração e na vida”, afirmou.

Trezena de São Sebastião é iniciada no Rio de Janeiro 2.jpg

O dia 20, festa de São Sebastião, é o mais aguardado pelos fiéis. Nesta data, os devotos podem participar da Missa matutina na Igreja dos padres capuchinhos – Santuário Basílica de São Sebastião, onde está a imagem original do santo. No período da tarde, ocorre a procissão da imagem até a Catedral da Arquidiocese e uma Missa marca o encerramento da festa. Durante essa procissão, Dom Orani portará a relíquia de primeiro grau de São Sebastião, um pedaço do osso do Santo.

Ainda no último dia da Trezena 2020, ocorrerá a apresentação e ordenação do novo Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Padre Zdzislaw Stanislaw Blaszczyk, conhecido como Padre Tiago. Nomeado pelo Papa Francisco em dezembro de 2019. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas