Paris será consagrada a Santa Genoveva
França – Paris (Sexta-feira, 03-01-2020, Gaudium Press) Dom Michel Aupetit, Arcebispo de Paris, anunciou que este ano, no qual se comemora 1600 anos de sua Padroeira Santa Genoveva, a cidade luz será consagrada à Santa.
A intenção é que parisienses e visitantes “se reapropriem desta mulher extraordinária”, que verdadeiramente dirigiu a cidade.
Procissão fluvial no rio Sena e muitos outros eventos serão promovidos pelas diferentes paróquias de Paris em honra de Santa Genoveva.
Santa Genoveva
Nascida perto de Paris no ano 422, sendo muito jovem Santa Genoveva foi orientada para Deus por São Germano.
Tendo 15 anos, formou um grupo de mulheres que sem ser religiosas estavam dedicadas à difusão da Fé e o auxílio dos mais necessitados.
Quando contava com 30 anos, viu como Átila se aproximava da futura capital da França com 100 mil de seus bárbaros, prevendo os piores desastres.
Ao povo que queria fugir, a Santa recomendou ir ao templo rezar e ainda que vários se opuseram, muitos seguiram o conselho. De maneira intempestiva Átila mudou seu rumo para Orleans, mas antes de alcançar sua meta foi derrotado por exércitos cristãos nos Campos Cataláunicos.
Por ocasião de uma escassez e fome inigualável, Genoveva reuniu um grupo de homens rio acima e retornou com as barcas cheias de alimentos. Foi a segunda vez que a Santa salvava a cidade.
Morreu anciã no ano 502 e seus restos mortais foram colocados em um templo que foi destruído durante a Revolução Francesa, onde hoje se localiza o famoso Panteão. (EPC)
Deixe seu comentário