Gaudium news > São João Evangelista “o discípulo que Jesus amava”

São João Evangelista “o discípulo que Jesus amava”

Redação (Sexta-feira, 27-12-2019, Gaudium Press) A Igreja comemora no dia 27 de dezembro São João Evangelista e sobre ele daremos breves notícias.

São João Evangelista-o discípulo que Jesus amava-Foto Comunidade Shalon.jpg
Foi ele quem, na Santa Ceia, estava deitado no ombro de Jesus.
Foto: Shalon

O nome deste evangelista significa “Deus é misericordioso”. Nome realmente que serve para dizer bem o que ele foi já que a misericórdia foi como uma “profecia” que foi sendo realizada ao longo da vida do mais jovem dos apóstolos.

São João era judeu da Galileia, nasceu em Betsaida. Era filho do Zebedeu e de Salomé, irmão de Tiago Maior, ele também era pescador, como Pedro e André.

São João ocupou um lugar de primeiro plano entre os apóstolos.

Foi ele quem, na Santa Ceia, estava deitado no ombro de Jesus e, foi também para João que Jesus disse: “Filho, eis aí a tua mãe” e, olhando para Maria disse: “Mulher, eis aí o teu filho”. (Jo 19, 26s). Foi quem acolheu a Virgem Maria em sua casa.

Na transfiguração de Jesus no Monte Tabor, foi João, juntamente com Pedro e Tiago, que lá estava. João é sempre o homem da elevação espiritual, mas não era fantasioso e delicado, tanto que Jesus chamou a ele e a seu irmão Tiago de “filhos do trovão”.

Quando chegou a notícia do sepulcro vazio, São João correu junto a São Pedro para constatar. Foi quando os dois “viram e acreditaram”. Mais tarde, quando Jesus lhes apareceu à beira do lago da Galileia, Pedro perguntou sobre o futuro de João e o Senhor respondeu:
“Se quiser que fique até que eu venha, o que te importa? Você, me siga”.

Escreveu o Apocalipse, três epístolas e o Evangelho de São João, no qual se refere a si mesmo como “o discípulo que Jesus amava”.
João exortava continuamente os fiéis ao amor fraterno, como resulta das suas três cartas, acolhidas entre os textos sagrados: “Meus filhinhos, amai-vos uns aos outros”.

Diferentemente de todos os outros apóstolos que morreram martirizados, São João partiu pacificamente para a Casa do Pai, em Éfeso, na Turquia, por volta do ano cem da era cristã.

Segundo Santo Epifânio, São João teria morrido com 94 anos. Sua festa se celebra no dia 27 de dezembro.

Um fato de sua vida

Segundo São Clemente da Alexandria, em uma cidade, São João viu um jovem na congregação e, com o sentimento de que poderia tirar dele muita coisa boa, levou-o até o Bispo, o qual o próprio João havia consagrado, e lhe disse:
“Em presença de Cristo e ante esta congregação, recomendo este jovem a seus cuidados”.

Pela recomendação de São João, o jovem se hospedou na casa do Bispo, que o instruiu na fé, batizou-o e confirmou. Entretanto, os cuidados do Bispo se esfriaram, o moço andou com más companhias e se tornou assaltante.

Depois de um tempo, São João voltou e pediu ao Bispo o encargo que Jesus Cristo e ele tinham encomendado a seu cuidado diante da Igreja.

O Prelado se surpreendeu pensando que se tratava de algum dinheiro, mas o apóstolo lhe explicou que se referia ao jovem.

O Bispo, então respondeu:
– “Pobre jovem! Morreu”.
– “Do que morreu?”, perguntou São João.
– “Morreu para Deus, posto que é um ladrão”, respondeu-lhe o bispo.

Ao ouvir isto, o ancião apóstolo pediu um cavalo e com a ajuda de um guia dirigiu-se às montanhas onde os assaltantes tinham seu esconderijo.

Logo que entrou, foi feito prisioneiro.

No esconderijo dos malfeitores, o jovem reconheceu o santo e tentou fugir, mas o apóstolo gritou:

– “Moço! Por que foge de mim, seu pai, um velho e sem armas? Sempre há tempo para o arrependimento. Eu responderei por ti ante meu Senhor Jesus Cristo e estou disposto a dar a vida por sua salvação. É Cristo quem me envia”.
O rapaz ficou imóvel, baixou a cabeça, começou a chorar e se aproximou do santo para lhe implorar uma segunda oportunidade.

São João, por sua vez, não abandonou o esconderijo dos ladrões até que o pecador se reconciliasse com Deus.

“Meus filhinhos, amai-vos uns aos outros”

Esta caridade, que procurava inflamar nos outros, refletia-se em seu dito:

“Meus filhinhos, amai-vos uns aos outros”.

Uma vez lhe perguntaram por que repetia sempre a frase e São João respondeu:

– “Porque esse é o mandamento do Senhor e se o cumprirem já terão feito o bastante”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas