Gaudium news > Bento XVI cria fundação para promover o jornalismo católico na Alemanha

Bento XVI cria fundação para promover o jornalismo católico na Alemanha

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 20-12-2019, Gaudium Press) O Papa emérito Bento XVI, que vive de maneira discreta em um mosteiro no Vaticano e evita em geral realizar declarações públicas, anunciou a criação de uma nova fundação destinada a promover o jornalismo católico em sua terra natal, a Alemanha. A ‘Fundação Tagespost para o Jornalismo Católico’ toma seu nome de um semanário católico local e se ocupará da formação de jovens jornalistas em matérias sensíveis à Igreja como a bioética.

Bento XVI cria fundação para promover o jornalismo católico na Alemanha.jpg

“Espero que a voz católica seja escutada”, expressou o Pontífice emérito por ocasião do lançamento, segundo informou ‘Die Tagespost’. O Papa emérito teria trabalhado neste projeto desde o outono, quando começou a projetar o trabalho de financiamento para conseguir transformar o jornalismo religioso do país. Oferecer a perspectiva católica “requer jornalistas qualificados que estejam familiarizados com as questões de Fé, Igreja e história eclesiástica, mas também com assuntos morais e éticos”, expôs o Presidente da nova fundação, Dr. Norbert Neuhaus.

Segundo o Dr. Neuhaus, Bento XVI tem seguido atentamente os debates na Alemanha e durante seu ministério ofereceu suas perspectivas ao país como professor, Bispo e Cardeal ao longo dos anos. “É sua preocupação agora dar novamente efetividade e status ao jornalismo católico”, expôs o Presidente. “Mas isso não chega naturalmente. Isto requer um esforço conjunto, tanto intelectual como financeiro. Por isso esta fundação”.

“Inclusive na pós-modernidade, a roda não necessita ser reinventada!”, recordou. “Elevar as verdades fundamentais de nossa tradição ocidental em uma linguagem fresca e contemporânea para o conhecimento do público geral, esta é a tarefa também do jornalismo católico contemporâneo. Esta é uma contribuição à nova evangelização”.

Ao ser financiada através dos donativos dos fiéis católicos, a ‘Fundação Tagespost para o Jornalismo Católico’ será independente do financiamento estatal que beneficia a Igreja local. A instituição espera arrecadar 450 mil euros para estabelecer-se e financiar projetos de treinamento internacional, ferramentas digitais de nova evangelização e pesquisas sobre bioética e proteção da vida. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas