Gaudium news > Expectação do Parto de Maria: na semana antes do Natal, a Igreja comemora Nossa Senhora do Ó

Expectação do Parto de Maria: na semana antes do Natal, a Igreja comemora Nossa Senhora do Ó

Redação (Quarta-feira, 18-12-2019, Gaudium Press) Há uma semana do Natal a Igreja celebra neste dia 18 de dezembro a festa da Expectação do parto de Nossa Senhora, que entre o Povo de Deus é conhecida também como festa de Nossa Senhora do Ó.

Expectação do Parto de Maria-na semana antes do Natal, a Igreja comemora Nossa Senhora do Ó-Foto Wikipedia.jpg
Na semana antes do Natal,
 Igreja comemora Nossa Senhora do Ó
Foto:Wikipedia

 

“Maria guardava todas as coisas em seu coração” (Lc 2,19), diz o Evangelho. E este mesmo coração da Santa Mãe de Deus, a cada dia guardou as aspirações santas que desejava ver nascido seu Filho Divino.

Estamos, então, na festa da Expectação do parto de Nossa Senhora, ou Nossa Senhora do Ó.

História de uma devoção

Esta devoção mariana surgiu em Toledo, na Espanha, ainda na época do X Concílio, presidido pelo Arcebispo Santo Eugênio, um Concílio regional convocado pelo rei Recesvinto, no ano de 656, quando se estipulou que a festa da Anunciação fosse transferida para o dia 18 de dezembro.

O Arcebispo Santo Eugênio foi sucedido no cargo por seu sobrinho, Santo Ildefonso, que determinou que a festa da Expectação do Parto de Nossa Senhora fosse celebrada neste mesmo dia, mas com o título de Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria.

Espera de Maria, espera da Humanidade

Esta festa ressalta não apenas os anseios da Virgem Maria por ter o Menino Jesus em seus braços, mas também as expectativas de milhares de gerações que suspiram pela vinda do Salvador do mundo, desde Adão e Eva.

Nossa Senhora acolheu, concentrou e refletiu em seu coração todo esse ardoroso desejo da humanidade e de Maria, como no mais puro e limpo dos espelhos.

Porque Nossa Senhora do Ó 

O invocação de Nossa Senhora do Ó surgiu em razão das antífonas cantadas na liturgia entre os dias 17 e 23 de dezembro antes e depois da recitação do Magnificat na oração das vésperas.

Todas estas antífonas deste período começam por uma invocação a Jesus, que, no entanto, nunca é chamado pelo nome, e quando todas essas invocações incluem o pedido “Vinde”.

E essas antífonas são ainda começadas sempre pela interjeição exclamativa Ó.

Essa interjeição surge como expoente altíssimo do fervor e ardente desejo da Igreja, que suspira pela vinda pronta de Jesus.

Foi esse fato que levou o povo espanhol a dar à Virgem Maria este título de Nossa Senhora do Ó.

Antífonas de textos do Antigo Testamento

As antífonas deste período que precede o Natal são todas elas inspiradas em textos do Antigo Testamento que anunciam a vinda do Messias, Salvador da humanidade.

Desde a primeira destas antífonas até a última, Jesus é invocado como Sabedoria, Senhor, Raiz, Chave, Estrela, Rei e Emanuel.

Em latim, essas palavras são Sapientia, Adonai, Radix, Clavis, Oriens, Rex, Emmanuel.

Lendo apenas suas iniciais latinas, da última para a primeira antífona, forma-se o acróstico “Ero Cras”, que pode ser traduzido como “Virei amanhã”.

O que se interpreta como a proclamação do Senhor que vem.

(ARM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas