A Adoração EucarÃstica é fundamental para evangelizar, diz Cardeal Cañizares
Espanha – Valência (Quinta-feira, 28-11-2019, Gaudium Press) “A Adoração Eucarística é fundamental para Evangelizar. Impulsionar em todas as partes a Adoração. Dela depende a Nova Evangelização”, é o que disse o Cardeal Antonio Cañizares, Arcebispo de Valência, na apresentação do livro ‘Adoratio’, manual para promover e facilitar a Adoração Eucarística em paróquias e comunidades diocesanas, que publicou a Delegação de Liturgia da Arquidiocese de Valência.
Durante a apresentação do livro, que ocorreu nesta semana na Paróquia de São Martinho Bispo e Santo Antão Abade de Valência, o purpurado destacou a Adoração Eucarística como um sinal de uma Igreja que possui vitalidade evangelizadora, e também destacou o caráter Eucarístico que distingue a Diocese de Valência por contar nela com um tesouro da cristandade: o Santo Cálice da Última Ceia.
“Nossa Diocese é eminentemente Eucarística. Deus quis que tenhamos a relíquia do Santo Cálice da Ceia (…) por que? Simplesmente para que tenhamos no centro a Eucaristia”, refletiu o Arcebispo.
O Cardeal também chamou para que “cresça o sentido da Adoração Eucarística, que nos ajuda a viver em comunhão na Igreja, em si mesma, e com outras confissões, com o mundo e com os mais pobres e necessitados”.
O livro ‘Adoratio’ foi editado como um material simples e prático, que se dirige aos fiéis solucionando uma necessidade que havia sido manifestada nas paróquias: contar com um material que guie de maneira fácil a Adoração Eucarística.
Sobre isso se referiu durante a apresentação o Delegado Diocesano de Liturgia, Edgar Esteve:
“Nos parecia adequado facilitar aos fiéis um material que fosse simples e prático, mas que por sua vez pudesse fazer possível que se vivesse de modo mais intenso e frutífero a Adoração Eucarística”.
Comentou ainda que o livro tem sua inspiração na Carta Pastoral ‘A Adoração Eucarística, coração da igreja diocesana’, que apresentou o Cardeal Cañizares em fevereiro de 2017.
De acordo com o sacerdote, “a Adoração Eucarística deve ter na Igreja Diocesana uma importância central, e deve ser como o palpitar do coração da Diocese”.
Além de ser um guia que orienta aos fiéis a realizar a adoração diante do Santíssimo, o livro inclui documentos do Magistério da Igreja que falam sobre o papel da Adoração Eucarística na vida eclesial. Oferece, ainda o ritual da Exposição do Santíssimo Sacramento, assim como os textos para rezar as Vésperas durante uma jornada de Adoração Eucarística; e inclui o ritual para a adoração pessoal do Santíssimo Sacramento. (EPC)
Deixe seu comentário