Gaudium news > Igreja na Argentina prepara celebrações pelos 500 anos da primeira Missa no país

Igreja na Argentina prepara celebrações pelos 500 anos da primeira Missa no país

Argentina – Río Gallegos (Terça-feira, 26-11-2019, Gaudium Press) A Diocese de Río Gallegos se prepara para a celebração dos 500 anos da primeira Missa em território argentino, evento que ocorrerá no dia 1º de abril de 2020. Por esta razão, no dia 18 de novembro, se realizou na jurisdição eclesial argentina um primeiro encontro preparatório que contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Jorge García Cuerva.

Igreja na Argentina prepara celebrações pelos 500 anos da primeira Missa no país.jpg

Durante o encontro, o prelado assinalou: “Jesus se fez presente há 500 anos em pão e vinho, mas Jesus já estava presente, porque se fomos criados à imagem e semelhança de Deus, nos nativos destas terras, Jesus já estava. Aí se dá um fato cultural, se dá uma mescla de gente diversa. Nós somos uma mescla de tudo, e creio que como Diocese temos uma riqueza grande”.

Disse que “isso há que tê-lo em conta para a celebração do dia 1º de abril: não pode faltar o fato cultural celebrativo diverso, não pode faltar a expressão cultural dos jovens, não pode faltar a expressão cultural da comunidade boliviana, chilena, não pode faltar a expressão cultural da gente do norte, porque somos diversos, e além de ter Fé em Jesus ou não, se temos em conta que em cada irmão criado à imagem e semelhança de Deus, está Deus, então se tem que sentir parte desta festa”.

A razão do caminho preparatório ao quinto centenário da primeira Missa na Argentina, desde o dia 1º de abril passado, ocorre na Diocese de Río Gallego um Ano Eucarístico Diocesano em torno do lema “Se aproximou e segue caminhando conosco”.

A primeira Missa em território argentino ocorreu no dia 1º de abril de 1520, um Domingo de Ramos, e foi presidida pelo sacerdote espanhol Pedro de Valderrama, que realizou a Ceia Eucarística à pedido de Fernão de Magalhães, navegante português responsável pela primeira expedição europeia que partiu do oceano Atlântico até o Pacífico. Foi ele quem descobriu o que é hoje o Estreito de Magalhães.

A primeira Missa foi celebrada ao sul da Argentina na Baía de San Julián, Província de Santa Cruz, neste mesmo lugar se centrarão os festejos dos 500 anos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas