Gaudium news > Livro reúne documentos históricos da Arquidiocese primaz do Brasil

Livro reúne documentos históricos da Arquidiocese primaz do Brasil

Bahia – Salvador (Segunda-feira, 25-11-2019, Gaudium Press) A Arquidiocese de Salvador, Bahia, está lançando o livro: “Documentos de fundação e outros registros da Arquidiocese de São Salvador da Bahia Sede Primacial do Brasil”.

A obra, organizada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, está dividida em três partes. Na primeira apresenta documentos históricos sobre a fundação da Diocese de São Salvador da Bahia, que são a Bula de Criação (Specula Militantes Ecclesiae) e a Carta de Instituição e Doação do Rei Dom João III.

Livro reúne documentos históricos da Arquidiocese primaz do Brasil.jpg

Na segunda parte são apresentadas a Bula de Elevação da Diocese a Sede Metropolitana (Inter Pastoralis officii Curas), o documento que eleva a Catedral Metropolitana à categoria de Basílica, além do Decreto que reconhece a Arquidiocese como a Sede Primacial e o seu Arcebispo como o Primaz do Brasil.

Já na terceira estão os apêndices sobre o significado do brasão da Arquidiocese, os Bispos e Arcebispos que pastorearam, desde 1551 até os dias atuais, esta porção do Povo de Deus; as datas importantes para esta Igreja Particular, como a instituição do Cabido da Sé Primacial, a chegada do padre José de Anchieta, a morte do primeiro bispo do Brasil e o primeiro conflito bélico, em terras baianas, entre cristãos católicos e cristãos reformados.

O livro resgata ainda a cópia da Provisão de Dom Pedro II e também o “Breve” da Sagrada Congregação dos Ritos que aprova o voto que fez a cidade de Salvador tomar por seu padroeiro São Francisco Xavier.

Além da reprodução dos documentos originais, cuidadosamente pesquisados por Dom Murilo, os leitores terão a oportunidade de ver fotografias antigas e recentes de Igrejas históricas e de detalhes contidos nos templos.

O evento de lançamento ocorrerá às 18h da próxima quinta-feira, 28 de novembro, no Instituto Feminino da Bahia (Rua Monsenhor Flaviano, n. 01, Politeama – Salvador-BA). A entrada é gratuita. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas