Gaudium news > Diocese de Turim promove “Noite de todos os Santos”

Diocese de Turim promove “Noite de todos os Santos”

Itália – Turim (Terça-feira, 29-10-2019, Gaudium Press) A Diocese de Turim, na Itália, viverá no dia 31 de outubro, véspera da festa de Todos os Santos, uma nova edição da “Noite de todos os Santos”. A iniciativa vem sendo realizada há mais de dez anos, tendo sido instituída pelo Cardeal Severino Poletto, Arcebispo emérito de Turim, e continuada pelo atual Arcebispo, Dom Cesare Nosiglia com o objetivo de levar os jovens ao “descobrimento da experiência de Fé dos Santos, de educá-los na invocação de sua intercessão e de alimentar seus corações com o desejo da santidade”, como detalha o Padre Luca Ramello, diretor do Departamento diocesano para a Pastoral dos Jovens e Adolescentes, em artigo publicado por ‘La Voce e il Templo’.

Diocese de Turim promove ?Noite de todos os Santos?.jpg

A vigília, que leva por lema “Santos na sala. Abra as janelas ao outro e aos outros”, está marcada para às 20h30 no Museu Diocesano, situado na Praça San Giovanni de Turim, com a abertura da mostra intitulada “Os santos da porta ao lado”, promovida pela Ermita do Silêncio, e o encontro formativo sobre fotografia com smartphone, e a projeção do vídeo “A habitação de Vincent”, inspirada na pintura de Vincent Van Gogh.

Já às 21h45 na Catedral de Turim, onde permanece em custódia o Santo Sudário, ocorrerá a oração de Taizé, animada pelo grupo de Turim com a intervenção do Arcebispo, Dom Nosiglia.

A Véspera de Todos os Santos

A Véspera de Todos os Santos é a antesala à Festa de Todos os Santos que a Igreja Católica celebra a cada 1º de novembro. Este dia recorda a todos os defuntos que tenham obtido a visão beatífica e estão gozando da vida eterna na presença de Deus. Se recorda todos os Santos que receberam a honra dos altares com a beatificação e canonização, e os Santos não conhecidos.

Foi o Papa Gregório III, pontífice da Igreja de 731 até 741, quem dedicou uma capela a Todos os Santos na Basílica de São Pedro, celebrando o aniversário de sua consagração no dia 1º de novembro.

Cerca de um século depois, no Pontificado de São Gregório IV, que foi Papa de 827 até 844, se fez extensiva a festa de Todos os Santos para toda a Igreja, fixando como data o dia 1º de novembro.

Com a festa pagã do Halloween, que ocorre justamente na noite de 31 de outubro, foi se esquecendo a celebração da véspera de Todos os Santos, mas nos últimos anos se viu o ressurgir da festa dentro das comunidades cristãs com a comemoração de ‘Holywins’, que significa “a santidade vence”.

Com esta iniciativa se anima as crianças a se vestirem como santos, recordando suas vidas exemplares e testemunhos de santidade em contraposição ao que propõem o Halloween.

Assim, na “Noite dos Santos” promovida em Turim, também se busca resgatar a celebração da santidade na Véspera de Todos os Santos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas