Gaudium news > Lançado primeiro Léxico de Direito Canônico na Polônia

Lançado primeiro Léxico de Direito Canônico na Polônia

Polônia – Varsóvia (Quarta-feira, 23-10-2019, Gaudium Press) A Conferência Episcopal da Polônia apresentou esta semana o primeiro Léxico de Direito Canônico da Polônia, uma obra que busca aproximar as normas da Igreja à todos os fiéis, inclusive aqueles que não estão diretamente ligados aos profissionais de direito especializados em Direito Canônico. A obra requereu a colaboração de numerosos autores durante seis anos.

Lançado primeiro Léxico de Direito Canônico na Polônia.jpg

“O valor do Léxico, que apresentamos hoje, não pode ser superestimado devido ao seu volume, tamanho, foco profissional, descrição de problemas individuais”, manifestou o Secretário Geral da Conferência Episcopal da Polônia, Dom Artur G. Mizinski, durante a apresentação do texto. “Todos podem usá-lo: um cientista encontrará coisas que lhe interessam, mas também alguém que se ocupa na prática do direito canônico ou na fronteira entre o direito canônico e o direito secular. Também há muitas entradas que podem ser leituras interessantes para aqueles que têm pouco em comum com a lei”.

O sacerdote e professor Padre Dr. Józef Krukowski explicou o sentido da publicação fazendo uso do princípio do direito romano “Ignorantia iuris nocet” (a ignorância da lei é prejudicial). “Para quem é prejudicial?”, questionou o sacerdote. “Certamente não para os legisladores, mas para os destinatários da lei, quer dizer, para a Igreja fiel, para o país, os cidadãos, todas as pessoas”.

O Padre Krukowski expôs que a lei canônica da Igreja se inspira nas Sagradas Escrituras e muitos de seus preceitos provêm diretamente da lei divina. No entanto, também emprega o método das ciências jurídicas. “Este é um trabalho que mostra o nível de canonismo na Polônia”, comentou por sua vez o Padre Dr. Miroslaw Sitarz, editor do Léxico. “Os canonistas mais destacados da Polônia e Roma, incluindo o Cardeal Grocholewski, que escreveu 12 entradas para o Léxico, a eles quero agradecer, a todos os autores”. O editor expôs que o número de autores é de 121, aos quais se somam vários editores. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas