Gaudium news > Em Natal (RN), festa de Nossa Senhora da Apresentação lembrará centenário da arquidiocese

Em Natal (RN), festa de Nossa Senhora da Apresentação lembrará centenário da arquidiocese

Natal (Sexta, 6-10-2009, Gaudium Press) Este ano, sob o tema “A Igreja continua na história a testemunhar o Ressuscitado”, a cidade de Natal celebra a festa de sua padroeira, Nossa Senhora da Apresentação, e comemora os 100 anos da criação de sua diocese. Segundo nota da arquidiocese, os festejos terão início no próximo dia 11 e prosseguem até o dia 21 de novembro, com vasta programação religiosa e social.

No dia 11, às 18h, a imagem da Padroeira sairá em carreata da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim, até a Catedral Metropolitana. No mesmo horário haverá procissão da Pedra do Rosário para a Catedral, culminando com o hasteamento das bandeiras e com a celebração de uma missa presidida pelo arcebispo de Natal, dom Matias Patrício de Macêdo.

Segue uma programação cheia de atividades comemorativas para os fiéis até o encerramento no dia 21 de novembro. Nesse dia, a programação terá início às 4h30, com a procissão fluvial, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação pelas águas do Rio Potengi.

Às 5h, na Pedra do Rosário, será celebrada missa, presidida pelo bispo de Campina Grande (PB), dom Jaime Vieira Rocha; às 7h30, outra missa, na antiga Catedral; às 8h, missa da Pastoral da Saúde, na Catedral; às 10 h, missa solene na Catedral, presidida por dom Matias, e às 14h, caminhada, saindo do Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré, com destino à Catedral, onde haverá uma celebração eucarística que marcará o encerramento da festa.

História

No ano de 1909, o Papa Pio X, por meio da bula Apostolicam in Singulis, criou oficialmente a diocese de Natal, desmembrando-a da então diocese da Paraíba. Em 1952, a diocese foi elevada à categoria de arquidiocese metropolitana pelo Papa Pio XII, por meio da Bula Arduum Onus.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas