Gaudium news > Nossa Senhora de Nazaré – a Mãe de Jesus

Nossa Senhora de Nazaré – a Mãe de Jesus

Manaus – (AM) (Segunda-feira, 14-10-2019, Gaudium Press) Dom Sérgio Eduardo Castrini, Arcebispo Metropolitano de Manaus, capital do Amazonas, publicou no jornal “Amazonas em Tempo” um artigo a propósito da festa de Nossa Senhora de Nazaré.

Nossa Senhora de Nazaré - a Mãe de Jesus.jpg

Conhecida como a Rainha da Amazônia, ela arrasta milhões de devotas na famosa procissão de Círio de Nazaré.

Transcrevemos aqui excertos do artigo de Dom Sérgio.

Em todo o Brasil

“Neste domingo (13/10) milhares de pessoas reúnem-se em Belém do Pará, e também em Manaus na paróquia que tem como padroeira Nossa Senhora de Nazaré.

Um grande número de devotos acompanha a imagem na procissão. Ontem, 12/10, em todo o Brasil, multidões reuniram-se em procissões e concentrações para expressar carinho, devoção e confiança na proteção de Nossa Senhora Aparecida, venerando a pequena imagem que apareceu nas águas de um rio e que foi achada por pescadores que ganhavam o pão de cada dia.
Devoção a Nossa Senhora

Para os católicos, a devoção à Maria, a mãe de Jesus, é natural e não precisa ser explicada e nem justificada, muito embora haja longos tratados teológicos a respeito do assunto.

Encontrar-se com Jesus é encontrar-se com sua mãe, nada mais natural. Se o mistério da encarnação é central no cristianismo, e é real e biológico, nada mais evidente que reconhecer a participação da mãe do Verbo encarnado no mistério da salvação e nada mais humano que recorrer a ela como auxílio e proteção.

Na história da Evangelização e da Missão, a piedade popular foi reconhecendo a presença de Maria na vida do povo, na vida das famílias e na vida da Igreja. Nas horas de aflição e nas horas de alegria, nos momentos festivos e de solidão as ave-marias rezadas com atenção ou despreocupadamente vão acompanhando a nossa história pessoal e comunitária. “

Nossa Senhora é Mãe

“Maria é mãe e basta isto para ser importante e fundamental.

Todos sabemos o que significa a figura materna nas nossas vidas. E sabem disto mais ainda aquelas que tem o privilégio de serem mães. “

Repúdio

Dom Sergio repudia dois crimes acontecidos contra mulheres nesta semana e aproveita a ocasião para indicar solução para que casos como não só sejam repudiados mas que não sejam uma constante que vem com vem sendo nos últimos tempos:

“É evidente que não se pode esperar milagres com a aprovação de uma lei. É preciso implementá-la e isto leva tempo. Mas tem um gosto amargo saber que a violência aumentou.

É claro que as razões são muitas. Mas fica evidente que não basta aparelhar o Estado e seus poderes constituídos com leis, é preciso reformar o próprio Estado e suas instituições para que de fato sirvam o povo, que é a razão de sua existência. “

Solução em Maria

“Que a devoção a Maria, tão presente no nosso país, ajude-nos a construir uma nação pacífica e a sermos um povo não violento.

Oxalá no futuro possamos nos orgulhar de sermos um povo onde as mulheres não sofram violência impunemente. Nas celebrações que participo este é o meu pedido à Mãe de Jesus.

Que os corações sejam transformados e que a violência cesse.

E que quando a violência acontecer a justiça seja restaurada e que aos violentos não seja permitido agir sem que se preste contas à sociedade e que o Estado brasileiro esteja de fato, e não só de direito, a serviço dos mais vulneráveis, no caso, as mulheres.”
(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas